QUEM SOMOS

ANPUH - ASSOCIAÇÃO CIENTÍFICA

A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA - ANPUH, fundada na cidade de Marília, São Paulo, em 19 de outubro de 1961, é uma associação científica, sem fins lucrativos, que congrega professores e pesquisadores de História, e tem por objetivos:

  • O aperfeiçoamento do ensino de História em seus diversos níveis;
  • O estudo, a pesquisa e a divulgação de assuntos de História;
  • A defesa das fontes e manifestações culturais de interesse dos estudos históricos;
  • A defesa do livre exercício das atividades dos profissionais de História;
  • A representação da comunidade dos profissionais de História perante instâncias administrativas, legislativas, órgãos financiadores e planejadores, entidades científicas ou acadêmicas.

A Associação tem sede na cidade de São Paulo com direção nacional eleita e mantêm Núcleos Regionais nas unidades da federação, com existência autônoma.

ANPUH Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro tem um papel importante no campo dos estudos históricos no Brasil, pois conta com diversos cursos de graduação e pós-graduação em História, além de concentrar várias instituições de pesquisa histórica e patrimônio cultural. Assim, constitui-se no estado uma grande comunidade de profissionais e estudantes responsáveis por parcela significativa da produção científica nacional na área de história.
 
O Rio de Janeiro esteve representado na ANPUH desde a origem da associação. A seção estadual da ANPUH Rio de Janeiro foi reorganizada nos anos 80 e atualmente conta com cerca de 1200 associados em todo o estado.  É o maior núcleo em número de associados da ANPUH. Muitos dos seus membros estão organizados em Grupos de Trabalho, que tratam de temas históricos específicos. Além disso, a participação de associados do Rio de Janeiro é importante no Fórum de Pós-Graduação e no Fórum Regional de Graduação.
 
A cada dois anos, a seção da ANPUH Rio de Janeiro promove o Encontro Regional de História, tendo um tema central escolhido de acordo com a pertinência historiográfica e social. Constitui-se, assim, num momento privilegiado de intercâmbio entre a comunidade dos historiadores e articulação entre os estudos e pesquisas já realizadas ou em andamento.
 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

A Associação promove o intercâmbio de ideias entre seus associados através de reuniões periódicas e publicações, procurando também irradiar suas atividades através de Seções Estaduais. Desenvolve suas atividades por meio da organização do Simpósio Nacional bienal; de Assembleias Gerais Ordinárias e Assembleias Extraordinárias; dos Fóruns para propor políticas e diretrizes específicas para as suas respectivas áreas de atuação; e Grupos de Trabalho que consistem em conjuntos de pesquisadores que se propõem a trabalhar certo eixo temático em caráter contínuo, definindo para isso um programa de atividades que inclui debate, pesquisa, produção, bem como a participação nos simpósios da ANPUH. Os núcleos regionais se encarregam de promover Encontros regionais e assembléias próprias. Ao lado disso, a associação desenvolve um programa editorial que publica regularmente a Revista Brasileira de História e a revista virtual História Hoje; prepara boletins e informativos eletrônicos e mantêm uma página eletrônica para seus associados - www.anpuh.org.

 

CONTATO RJ



 ANPUH-RJ-200-Logo1
T: (21) 2332-1430 / 99618-0813