I FÓRUM DE PROFESSORES DE HISTÓRIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

A Anpuh-Rio, o curso de graduação em História da Universidade Estácio de Sá e o Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio promovem o I Fórum de professores de História do estado do Rio de Janeiro, a ser realizado no dia 04/04/2017, às 19 horas, na cidade de Cabo Frio.
A intenção do fórum é abrir um canal de diálogo para que nós, professoras e professores, possamos debater as atuais questões relacionadas a educação e ao ensino da História.
A presença de todas e todos é fundamental para que possamos reunir o máximo de contribuições possíveis para compor um documento que será encaminhado aos órgãos competentes. Juntos podemos mais! Compartilhe esse evento!

Inscrições: https://drive.google.com/open?id=1JPEa_6Z6w4fXhr2w7-QaAYUdKZ7_JCDox2f7Oiisfu8
Quinta, 16 Março 2017

"Anpuh-Rio em foco": SOBERANIA: como eu aprendi

SOBERANIA: como eu aprendi é a contribuição dessa terça-feira de fevereiro enviada por Francisco Carlos Teixeira da Silva.
Terça, 28 Fevereiro 2017

# A UERJ tem História

A Anpuh-Rio conclama servidores, docentes, discentes e pesquisadores de todas as áreas do conhecimento a realizarem um abraço ao redor da UERJ no dia 19 de janeiro, às 15 horas.
Terça, 17 Janeiro 2017

SNH2017

O próximo Simpósio Nacional de História “Contra os preconceitos: História e Democracia” será realizado em Brasília-DF, entre os dias 24 e 28 de julho de 2017. As inscrições para apresentação de trabalhos podem ser feitas até 06/03/2017 no site do evento: www.snh2017.anpuh.org

Abaixo, listamos os Simpósios Temáticos coordenados por professores ou pesquisadores do Estado do Rio de Janeiro:
Terça, 17 Janeiro 2017

NOTA DA ANPUH-RJ SOBRE A SITUAÇÃO DA UERJ

A Direção da ANPUH-RJ manifesta a sua profunda preocupação com a situação de penúria e falta de perspectivas em que se encontra a nossa Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), abandonada que foi pelos últimos governos do Estado.
 
Exigimos que o governo estadual envide esforços para superar essa profunda crise na universidade e que a solução passe necessariamente pela sua manutenção como instituição pública e gratuita.
 
Conclamamos ainda a todos os cidadãos desse Estado a se mobilizar politicamente para salvar essa importante instituição pública de nosso Estado do Rio de Janeiro.
 
Rio de Janeiro, 13 de janeiro de 2017.
Diretoria da Anpuh-Rio
Biênio 2016-2018
Sexta, 13 Janeiro 2017

NOTA PÚBLICA DA ANPUH-RIO SOBRE A MANUTENÇÃO DOS PROJETOS DA BIBLIOTECA PÚBLICA DE NITERÓI

A Associação Nacional de História Seção Regional do Rio de Janeiro, Anpuh-Rio, vem manifestar extrema preocupação com a manutenção dos projetos desenvolvidos pela Biblioteca Pública de Niterói, que se encontram prejudicados em decorrência do impasse com a Prefeitura de Niterói sobre o orçamento para o ano de 2017.
 
 
A biblioteca foi fundada em 1935 e, atualmente, pertence a rede de Biblioteca Parque da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. É a única no modelo na cidade Niterói e recebe diariamente um número grande de estudantes, professores e outros leitores interessados em seu acervo.
 
 
A Anpuh-Rio destaca que o convênio entre o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense e a Biblioteca Pública de Niterói, que proporciona atividades de extensão acadêmica mensais para os moradores da cidade de Niterói e outros interessados, é de vital interesse para a formação de um público-leitor crítico e de professores compromissados com a difusão da prática da leitura.
 
 
Nesse sentido, a Anpuh-Rio vem, por meio da presente NOTA PÚBLICA, solicitar a tomada de providências pelos agentes municipais para que o orçamento a ser destinado à Biblioteca Pública de Niterói no ano de 2017 possa contar com recursos suficientes para a manutenção de seus projetos que gozam de reconhecida relevância social e acadêmica.
 
Rio de Janeiro, 16 de dezembro de 2016.




Profa. Dra. Márcia Maria Menendes Motta
Presidenta do Conselho Diretor
Biênio 2016-2018
Sábado, 17 Dezembro 2016

"Anpuh-Rio em foco": publicado novo texto

A Anpuh-Rio publica, toda última sext-feira de cada mês, um texto de crítica histórica para o grande público no "Anpuh-Rio em foco". O número atual conta com a participação da professora Denise Rollemberg, que nos traz uma importante crítica de como pensar o "Exílio (1964-1979)".
Terça, 29 Novembro 2016

Moção de repúdio do GT Estudos de Gênero contra a violência de gênero

O Grupo de Trabalho de Estudos de Gênero da Associação Nacional de História – ANPUH, reunido em seu II Encontro Nacional, realizado nos dias 27 e 28 de Outubro de 2016 no campus da UNIRIO, no Rio de Janeiro, vem a público apresentar uma MOÇÃO DE REPÚDIO a toda prática, discurso ou imagem que constituam ou fomentem violência de gênero contra as mulheres e homo, lesbo e trans fobia.
 
Rio de Janeiro, 28 de outubro de 2016.
 
Coordenção do GT Gênero da Anpuh-Brasil
Segunda, 14 Novembro 2016

Nota de repúdio da ANPUH-RJ à operação ocorrida na Universidade Estadual de Goiás

A ANPUH-RJ manifesta seu veemente repúdio à operação ocorrida na Universidade Estadual de Goiás (UEG), na noite do dia 1º de novembro de 2016 e realizada pela Polícia Militar do Estado de Goiás. Sem o devido mandado judicial, a PM prendeu todos os cidadãos que participavam da ocupação da universidade, entre os quais o presidente da ANPUH-GO, o Professor Euzébio Fernandes de Carvalho. Ele foi algemado com outros cidadãos presos, conduzidos à delegacia, onde foram registrados e liberados.

A ANPUH-RJ considera que este evento é mais um gravíssimo exemplo da escalada de ações repressoras desencadeadas pelas diferentes instâncias do Estado brasileiro contra os movimentos sociais, particularmente aqueles ligados à defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.

Por esta razão, a entidade mantém-se alerta, na esperança de que as ações violentas perpetradas pelo Estado sejam suspensas, posto que as manifestações sociais devem permanecer legitimas, numa sociedade democrática, plural e laica.


Márcia Motta & Ricardo Castro (presidentes da ANPUH-RJ)
Quarta, 02 Novembro 2016

ANPUH-IDEIAS: HISTÓRIA E CURRÍCULOS

Com a intenção de debater as mudanças que afetam o currículo dos cursos de licenciatura em História e, consequentemente, a formação do professor e seu impacto no Ensino de História, a Anpuh-Rio promoverá o Anpuh-Ideias: História e Currículos no dia 31/10/2016 às 13:30h, no auditório do AGCRJ. Para essa primeira edição, contaremos com a presença dos debatedores Silvana Bandoli Vargas, professora no Colégio Pedro II, e Henrique Estrada, professor na PUC-Rio, com mediação de Raquel Alvitos, professora no Instituto Multidisciplinar da UFRRJ.

A Anpuh-Rio franqueará gratuitamente a inscrição de ouvintes interessados em certificação, para isso será necessário o preenchimento da ficha de inscrição disponível AQUI.

Quinta, 06 Outubro 2016

Seminário "Livros didáticos de História: entre políticas e narrativas"

O seminário aborda a problemática existente na produção de livros didáticos de História no Brasil, nas últimas décadas, sob o impacto do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Resultado de pesquisa com apoio FAPERJ, o seminário é dividido em duas partes, Políticas e Narrativas, que ocorrerão em mesas redondas alternadas.

A primeira parte propõe um balanço crítico dessa política pública, com participantes do programa e ou pesquisadores sobre o tema do ensino de história, suas políticas e o livro didático. Abordará o programa em seus diferentes momentos, seus impasses na relação com os diversos agentes sociais implicados com o complexo processo, em sua produção e recepção. Também proporá uma visão prospectiva dessa política de Estado, diante dos impasses da contemporaneidade. 

A segunda parte apresenta um conjunto de análises sobre narrativas acerca de temas recorrentes nos livros de História, presentes nas coleções do PNLD 2011, que constituíram o corpus da pesquisa apoiada pela Faperj durante os últimos três anos. Haverá mesas com análises de especialistas sobre alguns temas canônicos dos livros didáticos.

O evento é dedicado a um público de especialistas e estudiosos, estando aberto ao público em geral. Sua programação será iniciada com work shops sobre os livros didáticos de História, voltados ao público professor do ensino básico
Domingo, 25 Setembro 2016

NOTA DE REPÚDIO DA ANPUH-Rio

A ANPUH-Rio repudia com veemência a Medida Provisória 746/2016 editada pelo Governo Federal que pretende reformar o Ensino Médio brasileiro.
Sexta, 23 Setembro 2016

Nota de pesar pelo falecimento do Prof. Dr. Ricardo de Oliveira

Com pesar, solicito a divulgação da seguinte nota de falecimento do amigo Ricardo de Oliveira:




É com tristeza que informo o falecimento do Prof. Dr. Ricardo de Oliveira, do Departamento de História e Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em História da UFRRJ. 




Formado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), lá também concluiu o Mestrado (1998) e o Doutorado (2004), este último sob a orientação de Jacqueline Hermann. Defendeu tese intitulada “Pela Graça do Rei: um estudo sobre o valimento no Antigo Regime Ibérico. O caso de Alexandre de Gusmão”. 



Antes de lecionar na UFRRJ, na área de História Moderna, Ricardo foi substituto na UFRJ e atuou em instituições privadas: Faculdade de Filosofia de Campo Grande, Universidade Iguaçu e Colégio São Vicente de Paulo. 



Mais recentemente, foi Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2012-2014) com o projeto “Retratos da Maldade: a demonização do valimento no pensamento político ibérico do Antigo Regime” e também se destacou como professor e orientador na graduação e na pós-graduação. Ao longo de oito anos, orientou nove dissertações de mestrado e oito monografias de conclusão de curso. E teve atuação decisiva no processo de expansão das Humanidades na UFRRJ com apoio do REUNI.




Seus companheiros de trabalho lamentam a morte prematura de um indivíduo conciliador, bem humorado, jovem de idade e de ideias, que contribuiu muito para a vida coletiva em nossa instituição.




Atenciosamente,

Rebeca Gontijo

Terça, 20 Setembro 2016

NOVA DIRETORIA DA ANPUH-RIO TOMA POSSE

A Assembleia de associados da Anpuh-Rio, reunida no Instituto Multidisciplinar da UFRRJ em Nova Iguaçu, deu posse à nova Diretoria da Anpuh-Rio para um mandato de dois anos. Clique aqui e confira a nova composição dos Conselhos da Anpuh-Rio recém empossados.
Quinta, 11 Agosto 2016

XVII Encontro de História da ANPUH-Rio: Entre o local e o global

Entre 08 e 11 de agosto de 2016. Inscrições abertas!
Segunda, 08 Agosto 2016

Segunda Convocação para a Assembleia Geral Ordinária

A Presidente da Associação Nacional de História Seção Regional do Rio de Janeiro – ANPUH-RIO, usando das atribuições que lhe confere o Estatuto Social e de Conformidade com a decisão do Conselho Diretor e do Conselho Consultivo, convoca todos os associados a comparecerem a Assembleia Geral Ordinária a ser realizada no dia 10 de agosto de 2016, no Auditória do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (IM/UFRRJ), campus Nova Iguaçu, sito à Avenida Governador Roberto Silveira, s/n, Centro, Nova Iguaçu, às 16 hs, em primeira convocação com a presença de 2/3 (dois terços) do número de associados efetivos e fundadores; em segunda convocação às 16:15 hs, com a presença de 1/3 dos associados.
Quarta, 03 Agosto 2016

Fórum de Graduação em História da Anpuh-Rio

Temos o prazer de convidá-lo(a) para participar do Fórum de Graduação que será realizado por ocasião do XVII Encontro de História da Anpuh-Rio, no dia 11 de agosto próximo, às 10 horas, no Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, campus de Nova Iguaçu.
Terça, 02 Agosto 2016

Fórum de Pós-Graduação em História da Anpuh-Rio

Vimos convidar todos os coordenadores de Programas de Pós-graduação em História do Rio de Janeiro para o Fórum de Pós-graduação a realizar-se no XVII Encontro de História da Anpuh-Rio, no dia 11/08/2016 às dez horas da manhã, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, campus Nova Iguaçu, prédio Multimídia, sala 309. 
Terça, 02 Agosto 2016

Convocação de Assembleia Geral Ordinária

A Presidente da Associação Nacional de História Seção Regional do Rio de Janeiro – ANPUH-RIO, usando das atribuições que lhe confere o Estatuto Social e de Conformidade com a decisão do Conselho Diretor e do Conselho Consultivo, convoca todos os associados a comparecerem a Assembleia Geral Ordinária a ser realizada no dia 10 de agosto de 2016, no Auditória do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (IM/UFRRJ), campus Nova Iguaçu, sito à Avenida Governador Roberto Silveira, s/n, Centro, Nova Iguaçu, às 16 hs, em primeira convocação com a presença de 2/3 (dois terços) do número de associados efetivos e fundadores; em segunda convocação às 16:15 hs, com a presença de 1/3 dos associados.
Sexta, 08 Julho 2016

Normas para criação de Grupos de Trabalho no Rio de Janeiro

O documento estabelece as normas para criação de Grupos de Trabalho no Rio de Janeiro.
Quinta, 07 Julho 2016

Reuniões de GT's e outras organizações durante o XVII Encontro de História

As reuniões de Grupos Temáticos e de outras organizações durante o XVII Encontro de História da Anpuh-Rio: entre o local e o global deverão ser agendadas com a Comissão de Organização do evento, através do email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , para a quarta-feira dia 10/08 entre 10 e 12 horas. Após a solicitação, a secretaria providenciará uma sala para receber os participantes do GT ou organização.
Quinta, 07 Julho 2016

Início da votação para as eleições dos Conselhos da Anpuh-Rio, biênio 2016-2018

Prezados(as) Associados(as), a votação para as eleições dos Conselhos da Anpuh-Rio, biênio 2016-2018, serão iniciadas no dia 01/07/2016, conforme anunciado anteriormente. Para votar, o(a) associado(a), que estiver quite com suas anuidades, deve acessar a área do associado na página da Anpuh-Rio (www.rj.anpuh.org) e clicar no link para encaminhar seu voto. Será possível votar na Chapa Única, em Branco ou Nulo até o dia 29/07/2016.
Quinta, 30 Junho 2016

II Encontro Nacional do GT Estudos de Gênero - ANPUH

O II Encontro Nacional do GT Estudos de Gênero - ANPUH tem como objetivo geral congregar, na sede da UNIRIO, no Rio de Janeiro, entre os dias 27 e 28 de outubro de 2016, estudantes, pesquisadoras(es) e professoras(es) do ensino superior de todo o país, para a troca de experiências, apresentação e debate de suas pesquisas e reflexões
Sexta, 24 Junho 2016

VIII Encontro Estadual do GT de Ensino de História e Educação da Anpuh–RJ

É com grande prazer que a Anpuh-Rio divulga o VIII Encontro Estadual do GT de Ensino de História e Educação da Anpuh-RJ, a ser realizado no campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense no dia 13 de julho de 2016. Veja a programação completa.
Quinta, 23 Junho 2016

I Colóquio Internacional Movimentos Trânsitos e Memórias

O Programa de Pós-graduação em História do Brasil da Universidade Salgado de Oliveira, em parceria com o Museu do Ingá, a Faculdad de Humanidades y Ciencias de la Educación da Universidad Nacional de La Plata, o Programa de Pós-graduação em História e o Laboratório de Estudos da Imigração da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Universidad de Chile...
Quinta, 23 Junho 2016
Pagina 1 de 4

CONTATO RJ



 ANPUH-RJ-200-Logo1
T: (21) 2332-1430 / 99618-0813