Lançamentos de Livros http://site.anpuh.org Fri, 28 Apr 2017 03:23:05 -0300 Joomla! - Open Source Content Management pt-br HISTÓRIAS NÃO (OU MAL) CONTADAS: SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, 1939 - 1945 http://site.anpuh.org/index.php/lancamentos-livros/item/4102-historias-nao-ou-mal-contadas-segunda-guerra-mundial http://site.anpuh.org/index.php/lancamentos-livros/item/4102-historias-nao-ou-mal-contadas-segunda-guerra-mundial

Histórias não ou mal contadas2

Através de um ponto de vista pouco convencional – que não segue a ordem cronológica dos fatos, não narra campanhas militares, nem tampouco almeja ser a biografia oficial de generais e de líderes políticos -, o historiador Rodrigo Trespach nos leva a conhecer um pouco mais sobre o maior conflito bélico de todos os tempos.

Baseado em fontes primárias e vasta bibliografia, com uma linguagem simples, ágil e precisa, Rodrigo nos convida a conhecer a Segunda Guerra Mundial por uma perspectiva inédita: a história de personagens ocultos e menosprezados, como as minorias étnicas, os homossexuais e as mulheres. Tudo sem deixar de lado a história sobre nazistas, judeus e a vida íntima de Hitler, Churchill, Roosevelt e Stálin. Sempre destacando os fatos surpreendentes e pouco conhecidos relacionados a eles.

Em Histórias não (ou mal) contadas: Segunda Guerra Mundial, 1939-1945 será possível entender que não existe uma única versão a ser contada, mas diferentes narrativas alternativas e quando optamos por contar uma, escolhemos esconder outras.

 

Para saber mais sobre a obra ou adquiri-la, acesse este link.

]]>
secretaria@anpuh.org (ANPUH NACIONAL) Lançamentos de Livros Wed, 19 Apr 2017 10:11:18 -0300
"EM BENEFÍCIO DO POVO" – OBRAS, GOVERNO E SOCIEDADE NA CIDADE COLONIAL http://site.anpuh.org/index.php/lancamentos-livros/item/3967-em-beneficio-do-povo-obras-governo-e-sociedade-na-cidade-colonial http://site.anpuh.org/index.php/lancamentos-livros/item/3967-em-beneficio-do-povo-obras-governo-e-sociedade-na-cidade-colonial

Muitas cidades coloniais precisaram erguer fortificações, fontes, pontes e outras obras públicas para o bem-estar de seus moradores, mas isso nem sempre se deu de maneira pacífica. Aqueles que decidiam sobre o planejamento e as construções detinham o potencial para influenciar a sua realização, segundo os seus próprios interesses. O fato de a maioria das construções ter sido reprodução de modelos criados pelas e para as sociedades europeias, com necessidades diferentes das coloniais, reforçou ainda mais o ímpeto dos diversos atores de renegociar as obras urbanas e adaptá-las às realidades locais.

Neste livro a análise histórica das obras urbanas é tomada como ponto de partida para investigar a situação das populações e dos governos dessas cidades.

A abordagem global do livro exemplifica a variedade das opções efetivadas a partir do padrão urbano original. Ao lado de várias contribuições sobre cidades coloniais na América Portuguesa, esta coletânea inclui estudos sobre cidades na América Espanhola, América Inglesa e Ásia Holandesa.

* * *


Jorun Poettering é doutora em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de Hamburgo, Alemanha. Realizou estágios de pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense, na Universidade de Harvard e na John Carter Brown Library. Atualmente é Marie Skłodowska-Curie Fellow na Ludwig-Maximilians-Universität de Munique, e prepara um livro sobre a história social do Rio de Janeiro vista através do seu abastecimento de água.

Gefferson Ramos Rodrigues é doutor e mestre em História pela UFF – Universidade Federal Fluminense e graduado, também em História, pela Unimontes – Universidade Estadual de Montes Claros- MG. Atualmente é Professor de História da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG, Belo Horizonte).

]]>
secretaria@anpuh.org (ANPUH NACIONAL) Lançamentos de Livros Thu, 12 Jan 2017 17:42:24 -0200
ABRINDO PATRIMÔNIOS: OBJETOS, PRÁTICAS E SENTIDOS DO TOMBAMENTO http://site.anpuh.org/index.php/lancamentos-livros/item/3944-abrindo-patrimonios-objetos-praticas-e-sentidos-do-tombamento http://site.anpuh.org/index.php/lancamentos-livros/item/3944-abrindo-patrimonios-objetos-praticas-e-sentidos-do-tombamento ABRINDO PATRIMÔNIOS: OBJETOS, PRÁTICAS E SENTIDOS DO TOMBAMENTO
O propósito deste livro é analisar os processos de tombamento realizados no município de Contagem/MG entre 1998 e 2005, discutindo como o patrimônio cultural local foi construído pelos indivíduos que formaram o Núcleo de Memória da Superintendência de Cultura, órgão vinculado à Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Contagem. Nesse sentido, a ação do poder público municipal de reconhecer edificações como patrimônios não foi compreendida por mim como o resultado dos interesses da sociedade, como se esta fosse um domínio abstrato e separado dos indivíduos, mas uma elaboração intelectual realizada pelos técnicos do Núcleo de Memória. O patrimônio não é uma condição inerente ao objeto, nem somente a decorrência da aplicação de uma legislação, mas o resultado de uma atividade intelectual da pessoa que tem no ambiente seu conteúdo empírico. Os tombamentos em Contagem são um caso interessante para o campo de estudos sobre o patrimônio cultural, em razão de se tratar de uma realidade contrastante com o "patrimônio clássico" (histórico-religioso) de Minas Gerais, representado por Ouro Preto, e por estarem inseridos em um contexto metropolitano.
]]>
secretaria@anpuh.org (ANPUH NACIONAL) Lançamentos de Livros Mon, 19 Dec 2016 13:14:04 -0200
COLÉGIO PEDRO II – POLO CULTURAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO http://site.anpuh.org/index.php/lancamentos-livros/item/3929-colegio-pedro-ii-polo-cultural-da-cidade-do-rio-de-janeiro http://site.anpuh.org/index.php/lancamentos-livros/item/3929-colegio-pedro-ii-polo-cultural-da-cidade-do-rio-de-janeiro COLÉGIO PEDRO II – POLO CULTURAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Colégio Pedro II – Polo Cultural da Cidade do Rio de Janeiro - A trajetória de seus uniformes escolares na memória coletiva da cidade
Autoras: Beatriz Boclin Marques dos Santos e Vera Lucia Cabana de Queiroz Andrade
Editora: Mauad X
ISBN: 978-85-7478-854-8
Número de páginas: 176, capa dura, colorido Preço do livro: R$ 50,00

A proposta deste livro consiste em destacar a importância do objeto cultural – os uniformes escolares do Colégio Pedro II – como foco de análise das transformações socioculturais do espaço urbano.

A temática versa sobre a trajetória do Colégio - desde suas origens -, "vista" (acompanhada) através das variações de seus uniformes escolares em diferentes momentos/contextos da história do Rio de Janeiro, que espelham, de forma inédita, a organização social da cidade e a importação e criação de "moda" de consumo diário e celebração solenes.

O Colégio Pedro II tem lugar na historicidade do poder cultural como guardião da herança civilizacional e órgão transmissor do patrimônio cultural, garantia da perenidade do Estado e sua identidade nacional.

As autoras situam o Colégio Pedro II como patrimônio cultural – personagem e lugar de memória da História da Educação no Brasil. (fragmentos do texto da quarta-capa por Oscar Halac – Reitor do Colégio Pedro II).

Vera Lucia Cabana de Queiroz Andrade é professora doutora em História Social pelo IFCS/UFRJ. Professora aposentada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde trabalhou no Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e na Faculdade de Educação – também se aposentou como professora de História do Colégio Pedro II. Foi a primeira Coordenadora do Núcleo de Documentação e Memória – (NUDOM) desse colégio, onde é membro da Comissão de Memória Histórica. É sócia do IHGB, do IHGRJ e do IHGN.

Beatriz Boclin Marques dos Santos é doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora titular do Departamento de História do Colégio Pedro II, também coordena, desde 2007, o Núcleo de Documentação e Memória (NUDOM) desse colégio, onde participa da Comissão de Memória Histórica. É autora dos livros: Os Projetos de Trabalho em Ação: construindo um espaço interdisciplinar de aprendizagem (Mauad X, 2011) e O currículo da disciplina escolar História no Colégio Pedro II- a década de 1970 – entre a tradição acadêmica e a tradição pedagógica: a história e os estudos sociais (Mauad X/Faperj).
]]>
secretaria@anpuh.org (ANPUH NACIONAL) Lançamentos de Livros Fri, 02 Dec 2016 14:23:39 -0200
EDUCADORES NO RÁDIO - PROGRAMAS PARA OUVIR E APRENDER, 1935 - 1950 http://site.anpuh.org/index.php/lancamentos-livros/item/3922-educadores-no-radio-programas-para-ouvir-e-aprender-1935-1950 http://site.anpuh.org/index.php/lancamentos-livros/item/3922-educadores-no-radio-programas-para-ouvir-e-aprender-1935-1950 EDUCADORES NO RÁDIO - PROGRAMAS PARA OUVIR E APRENDER, 1935 - 1950

Este livro apresenta a relação entre rádio e educação nos anos de 1935 a 1950. Para isso, a autora pesquisa os programas elaborados por educadores para as rádios Nacional, Jornal do Brasil e Mayrinck Veiga.

Especificamente, os programas Viagem através do Brasil, de Ariosto Espinheira, Tapete mágico da Tia Lúcia, de Ilka Labarthe, e Biblioteca do ar e Ouvindo e aprendendo, criados por Genolino Amado.

Além da trajetória desses radioeducadores, foram analisados seus conceitos de educação por meio do rádio, suas táticas para a conquista do espaço na programação das emissoras comerciais e a recepção de suas produções. Como pano de fundo, estão as diferentes fases da história da radiodifusão brasileira, com suas rupturas e continuidades.

Patrícia Coelho revela como esse projeto de radioeducação foi fruto de uma intensa luta de homens que buscavam saídas para preservar a finalidade educacional do rádio, conjugando preceitos educacionais ao formato dinâmico das atrações comerciais.

Patrícia Coelho é doutora em História da Educação pela USP e professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio. Tem se dedicado aos estudos de História da Educação, em particular, à relação entre as tecnologias de comunicação e as práticas escolares.

Para adquirir o livro, basta acessar este link.

]]>
secretaria@anpuh.org (ANPUH NACIONAL) Lançamentos de Livros Thu, 01 Dec 2016 15:11:49 -0200
LEITURAS E INTERPRETAÇÕES SOBRE A ÉPOCA JOANINA (1792-1826) http://site.anpuh.org/index.php/lancamentos-livros/item/3913-leituras-e-interpretacoes-sobre-a-epoca-joanina-1792-1826 http://site.anpuh.org/index.php/lancamentos-livros/item/3913-leituras-e-interpretacoes-sobre-a-epoca-joanina-1792-1826 Um dos grandes destaques desta obra são as novas leituras acerca do período joanino, que se desdobram em dois eixos centrais: nas escolhas temáticas e no viés teórico-metodológico. A isso se acrescenta o alto grau de originalidade no exame da documentação. Esta singularidade permitiu novas leituras para temas já percorridos pela historiografia. A época joanina ainda provoca questionamentos, leituras e interpretações.

Para mais informações sobre a obra, clique aqui.]]>
secretaria@anpuh.org (ANPUH NACIONAL) Lançamentos de Livros Wed, 23 Nov 2016 15:40:55 -0200
COLEÇÃO ESTUDOS MEDIEVAIS http://site.anpuh.org/index.php/lancamentos-livros/item/3908-colecao-estudos-medievais http://site.anpuh.org/index.php/lancamentos-livros/item/3908-colecao-estudos-medievais COLEÇÃO ESTUDOS MEDIEVAIS

A Coleção Estudos Medievais é fruto de uma parceria do LEME com a Editora da UNICAMP.

Foram publicados, até o momento, os seguintes títulos:

LAUWERS, Michel. O nascimento do cemitério. Lugares sagrados e terra dos mortos no Ocidente medieval.

ZERNER, Monique (Org.). Inventar a heresia? Discursos polêmicos e poderes antes da Inquisição.

BARTHÉLEMY, Dominique. A cavalaria. Da Germânia antiga à França do século XII.

GILLI, Patrick. Cidades e sociedades urbanas na Itália medieval.

FLORI, Jean. Guerra santa. Formação da ideia de cruzada no Ocidente cristão.

BOUREAU, Alain. Satã herético. O nascimento da demonologia na Europa medieval.

Para adquirir as obras ou obter mais informações, basta clicar aqui.

]]>
secretaria@anpuh.org (ANPUH NACIONAL) Lançamentos de Livros Wed, 23 Nov 2016 13:41:11 -0200
"DESVARIOS ANARQUISTAS NA RÚSSIA RIO-GRANDENSE": AS GRANDES GREVES NA PRIMEIRA REPÚBLICA http://site.anpuh.org/index.php/lancamentos-livros/item/3897-desvarios-anarquistas-na-russia-rio-grandense-as-grandes-greves-na-primeira-republica http://site.anpuh.org/index.php/lancamentos-livros/item/3897-desvarios-anarquistas-na-russia-rio-grandense-as-grandes-greves-na-primeira-republica
Divulgamos o lançamento do livro "Desvarios Anarquistas na Rússia Rio-Grandense": as grandes greves na Primeira República, de autoria do Prof. Dr. César Augusto Bubolz Queirós, professor do Departamento História da UFAM. O livro é o resultado de pesquisa para o doutoramento do autor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e foi recentemente publicado pela Editora da Universidade Federal do Amazonas - EDUA.

César Augusto Bubolz Queirós é Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas. Atualmente, é Coordenador do GT Mundos do Trabalho e Vice-Coordenador do PPGH. Entre suas obras, destacam-se os livros O Positivismo e a Questão Social na Primeira República (2006) e Cultura Operária: Trabalho e Resistências (2010).
]]>
secretaria@anpuh.org (ANPUH NACIONAL) Lançamentos de Livros Wed, 16 Nov 2016 17:27:34 -0200
IMIGRAÇÃO JAPONESA NO MARANHÃO http://site.anpuh.org/index.php/lancamentos-livros/item/3876-imigracao-japonesa-no-maranhao http://site.anpuh.org/index.php/lancamentos-livros/item/3876-imigracao-japonesa-no-maranhao IMIGRAÇÃO JAPONESA NO MARANHÃO
O livro narra como foi o processo imigratório dos japoneses no Maranhão. Contando de forma prática as consequências desse fenômeno social perante a sociedade maranhense do início da década de 60.

O livro pode ser adquirido neste link.

]]>
secretaria@anpuh.org (ANPUH NACIONAL) Lançamentos de Livros Wed, 09 Nov 2016 17:20:24 -0200
SÍLVIO ROMERO: LITERATURA, RAÇA E POLÍTICA (1851-1914) http://site.anpuh.org/index.php/lancamentos-livros/item/3858-silvio-romero-literatura-raca-e-politica-1851-1914 http://site.anpuh.org/index.php/lancamentos-livros/item/3858-silvio-romero-literatura-raca-e-politica-1851-1914 SÍLVIO ROMERO: LITERATURA, RAÇA E POLÍTICA (1851-1914)
Nesta obra de Cícero João da Costa Filho, Sílvio Romero, como que tomado por um sopro providencial e genésico, expandiu o alcance da História da Literatura Brasileira a ponto de nela incluir muito mais daquilo que uma precária tradição já admitida como obras de nossos poetas e nossos ficcionistas. Ainda apegado a uma compreensão bem alargada de literatura, Sílvio Romero abria um espaço facilmente ultrapassado pelos textos que a poesia, a ficção, o teatro e a crítica haviam criado, até então. Mais que uma história da literatura, o crítico de Sergipe acabou por construir uma história da cultura brasileira, sob uma ótica racial e carregada de demasias.
]]>
secretaria@anpuh.org (ANPUH NACIONAL) Lançamentos de Livros Mon, 31 Oct 2016 18:05:16 -0200