XI Encontro Regional de História - 2004

DEMOCRACIA & CONFLITO

Organizadores

  • Manoel Luiz Salgado Guimarães
  • Tânia Bessone
  • Luiz Carlos Soares
  • Daniela Buono Calainho
  • Paulo Knauss
  • Célia Cristina da Silva Tavares
  • Márcia Motta
  • Margarida de Souza Neves
  • Bruno Gomes da Rosa


Apresentação

Democracia e Conflito é o tema deste nosso XI Encontro Regional, cujo significado nos parece extremamente relevante para uma sociedade atravessada por conflitos das mais diferentes ordens e ainda pouco afeita as regras da difícil, mas fundamental, convivência democrática. Conviver com a diferença, a partir do respeito ao outro, demanda um esforço contínuo de crença nos valores democráticos como condição de vivermos num mundo entre humanos. Num momento em que a herança humanista é posta em xeque por um conjunto de transformações aceleradas, tornando o presente a única possibilidade de referência e construção de sentidos e valores, refletir sobre a Historia, tarefa de nosso ofício, poderá nos livrar dessa armadilha perigosa, ajudando-nos a construir horizontes de possibilidade. Para tanto o passado deve ser matéria de interrogação e questionamentos constantes, e tanto mais este trabalho possa existir, tanto mais nossos horizontes poderão se alargar. Este é o senti do e a importância destes Encontros de nossa Associação, momento de balanço e também de proposições, construindo as inúmeras possibilidades do fazer Historia entre nos.

O XI Encontro segue a dinâmica sugerida pela Associação Nacional de Historia e implementada no Encontro Nacional de 2003 na cidade de João Pessoa. Após avaliação do Simpósio Nacional constatou-se a aprovação do formato em Simpósios Temáticos, reunindo em torno de temáticas específicas um conjunto de pesquisadores que teriam ao longo do Encontro a oportunidade de uma discussão mais intensa de seus trabalhos e de suas preocupações de pesquisa. Para esta finalidade foram reservadas quatro tardes deste Encontro para os trabalhos dos 23 Simpósios Temáticos que cobrem uma gama ampla e variada de temas e interesses. As 7 mesas redondas que acontecem pela manha foram sugeridas pelos professores e pesquisadores a partir do eixo temático deste Encontro. Os participantes poderão ainda contar com 4 mini-cursos e as 19 sessões de Painéis de Iniciação Científica, viabilizando no interior do encontro um espaço para os alunos de Graduação já envolvidos com a pesquisa acadêmica. O volume de trabalhos apresentados reflete a importância que o estado do Rio de Janeiro e suas instituições de ensino e pesquisa adquiriram no cenário da produção historiográfica nacional. A consolidação de vários programas de pos-graduação no estado vem estimulando de maneira efetiva a pesquisa histórica e os Encontros regionais são uma oportunidade privilegiada para o encontro, o diálogo, sabendo que as diferenças e a pluralidade são o caminho que tornarão mais rica a pratica de nosso ofício.

Não poderíamos deixar de registrar nesta apresentação alguns agradecimentos necessários e merecidos. A organização de um encontro científico do porte deste Encontro regional requer a mobilização de inúmeras instituições e colegas, que ademais de suas tarefas cotidianas na sala de aula, nos laboratórios de pesquisa e em tantas outras atividades inerentes a nossa profissão, se dispõem de forma generosa a contribuir para que um evento como este possa efetivamente acontecer. Registro aqui um agradecimento muito especial a comissão científica e a comissão organizadora, um convívio que certamente tornou extremamente agradável e prazeroso o trabalho de organização deste Encontro. Destaco a eficiência e dedicação de nosso secretário do Núcleo Rj da ANPUH, o aluno do curso de Graduação da UFRJ Bruno Gomes da Rosa, que em pouco tempo assumiu tarefas importantes para a efetivação do Encontro, sempre solícito e respeitoso as demandas dos professores e pesquisadores.

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro mais uma vez abriu suas portas para que pudéssemos realizar o Encontro, assegurando as condições materiais indispensáveis para sua realização mesmo enfrentando inúmeras dificuldades, mas reconhecendo sempre a importância de sediar encontros científicos como uma das tarefas da universidade publica. Nosso agradecimento ao reitor, professor Dr. Nival Nunes de Almeida e especialmente a diretora do IFCH e também vice-presidente da ANPUH-RJ, professora Drª. Tânia Bessone. A ANPUH-Nacional através de seu presidente, professor Dr. Luiz Carlos Soares, esteve sempre presente apoiando a organização do Encontro regional. Um agradecimento especial merece o Arquivo do Estado do Rio de Janeiro na pessoa de sua ex-diretora, a professora Ismênia de Lima Martins, que ajudou-nos de forma decisiva na implantação de nossa sede fixa, inaugurada no dia 18 de agosto de 2004, nas dependências do Arquivo do Estado. Seu atual diretor, professor Dr. Marcos Guimarães Sanches, assegurou-nos as condições de continuidade, o que certamente será de importância para o trabalho de nossa associação e por isso somos gratos.

A Associação Nacional de História - Núcleo Rj homenageia neste Encontro a professora Eulália Maria Lahmeyer Lobo no ano em que completa seus 80 anos de vida e muitos anos de dedicação à formação de profissionais de História em nosso estado. Sinto-me particularmente feliz por poder em nome da Associação prestar-lhe esta merecida homenagem de carinho e reconhecimento, por pertencer a uma geração que se viu privada, pelo arbítrio do regime militar, em tê-la como mestra. A placa e o diploma com o título de Presidente de Honra do núcleo da ANPUH-RJ que vamos oferecer-lhe expressam nossa mais sincera gratidão e felicidade por tê-la entre nós acreditando que é importante a História como um exercício de vida.

Por fim um triste registro. Nossa associação perdeu neste ano um dos professores que certamente mais lutou para a sua reorganização, foi seu presidente e também presidente da ANPUH-Nacional, o querido Afonso Carlos Marques dos Santos. Queremos, a comissão científica e organizadora deste XI Encontro regional, prestar nossas homenagens àquele que acreditava na importância do trabalho de uma associação de profissionais como a nossa.

Rio de janeiro, setembro de 2004.

Manoel Luiz Salgado Guimarães

Nota: Este é o texto original feito para o encontro, que foi mantido por questão de fidelidade ao original.



Índice

Mesas-Redondas:

CALAINHO, Daniela Buono - UERJ/FFP.
Médicos e curandeiros no Brasil Colonial

GOMES, Francisco José Silva UFRJ.
Guerra santa, cruzada e jihad na obra de Jean FLORI

SALGUEIRO, Valéria - UFF.
Britannia Romana - a arquitetura palladiana e o jardim paisagista na construção da identidade nacional da Inglaterra na primeira metade do século XVIII

SENTO-SÉ, João Trajano - UERJ. 
As várias cores do socialismo moreno

 

Conferências

ABRANTES, Vera Lucia Cortes.
Fotografia e memória na Geografia do IBGE

AELO, Oscar H. 
Liderança carismática e intermediários políticos. A formação de uma elite dirigente provincial no peronismo argentino, 1946-1950

ÁGUEDA, Abílio Afonso da - UNIRIO
Memórias coletivas no espaço urbano

ALBERTI, Sonia; FULCO, Ana Paula Lettieri; BISI, Adriana. 
Psicologia e neurologia: uma história.

ALBUQUERQUE, Vanessa da Silva. 
Família Gusmão: do colégio jesuíta às idéias ilustradas do século XVIII.

ALMEIDA, Gelsom Rozentino de. - DCH/UERJ
A CUT e o Fórum Nacional do Trabalho

ALMEIDA, Maria da Conceição Vicente de. 
As leituras interpretativas sobre as cidades e a memória da revolta.

ALMEIDA, Mateus Fernandes de Oliveira. 
Movimento operário em Juiz de Fora - a greve de 1912.

ALVES, Ronaldo Sávio Paes. 
"um país que vai prá frente!": A propaganda legitimadora do Milagre Econômico Brasileiro (1969/1974).

AMARAL, Clinio de Oliveira. 
O conflito na África durante a expansão portuguesa e a construção de um Infante Santo (1438-1481).

AMARAL, Marivaldo Cruz do. 
Maternidade Climério de Oliveira e a Nova Medicina da Mulher (1910-1927).

ANDRADE, Ana Maria Ribeiro de. MAST
"Ciências exatas na teia das relações internacionais do século XX".

ANDRADE, Débora El-Jaick. 
A Revista Niterói e a disputa pela hegemonia no período regencial.

ANDRADE, Francis Wellington de Barros. 
A dinâmica anticomunista em "O Arquidiocesano".

ANDRADE, Joana El-Jaick. 
O revisionismo de Eduard Bernstein e a revalidação da democracia burguesa.

ANDRADE, Santiago Silva de. 
Os Criados da Casa Imperial: cultura de serviço e política regencial (1831 - 1833).

ARRUDA, Cláudia Maria Calmon. - UERJ/APERJ.
Engenho da Rainha: identidade e memória no olhar de seus moradores.

ASSIS, Angelo Adriano Faria de. FAFI PRONAFOR - Além Paraíba MG.
Uma matriarca judaizante na Bahia colonial: Inquisição e criptojudaísmo feminino - séculos XVI-XVII.

ASSIS, João Marcus Figueiredo. - UNIRIO/UERJ.
Tradição e Ruptura: novas configurações da memória coletiva no catolicismo no Brasil.

AVELAR, Alexandre. - Doutorando em História pela UFF
A Trajetória do Major Edmundo de Macedo Soares e a Formação de um Pensamento Técnico-Industrial no Exército durante o Primeiro Governo Vargas.

BARATA, Alexandre Mansur. - UFJF
Francisco Álvaro da Silva Freire: negociante portuense e maçom.

BARREIROS, Daniel de Pinho. 
Intelectuais contra a "Tutela Governamental": As idéias econômicas da classe média urbana e sua oposição ao intervencionismo estatal na Economia (Brasil, década de 1880).

BARRETO, Arnaldo Lyrio.- IBGE/Unigranrio 
Interesses de Estado e as Classificações de Ocupação Profissional nos Censos Demográficos Brasileiros.

BARROS, José D'Assunção. 
Arte moderna e alteridade - a Renovação da Arte Ocidental a partir das alteridades artísticas no decurso do século XX.

BARROS, Luitgarde Oliveira Cavalcanti. - UERJ.
Arthur Ramos e a mestiçagem no Brasil: Memória da Ciência nas primeiras décadas do século XX.

BARROSO, Karla Abreu. 
Euclidianismo e Os Sertões - a consagração da memória.

BATISTA, Henrique Sérgio de Araújo. 
Catumbi: a palavra e a pedra.

BEAUCLAIR, Geraldo de. - UFF.
Teoria do Conhecimento e História da Teoria Econômica: séculos XVIII e XIX

BELARMINO, Gonçalo. 
Casa de Correção da Corte: memória, estigma e relações de poder.

BERRIEL, Marcelo Santiago. 
Os Franciscanos Observantes Portugueses e a Representação Social Cristão como Equilíbrio do Conflito entre Poder Temporal e Poder Espiritual (1385-1450).

BERTARELLI, Maria Eugenia. 
Império e Papado: Um estudo do conflito entre poder temporal e poder espiritual através do pensamento de Dante Alighieri.

BESKOW, Gabriela Carames. 
Intelectual em ação: algumas perspectivas da gestão Marcondes Filho no Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, e no Ministério da Justiça (1942-1945).

BIBIANI, Regina Elísia de M. L. - UNIRIO.
Imagens e símbolos da guerra do Paraguai: memória e identidade nacional.

BIZZO, Maria Letícia Galluzzi; VIDAL, Ávila Teixeira; OLIVEIRA, Thaís Coutinho de; MENDES, Renata Vaz Serrano; SCHAFFER, Juliana Gouvêa; MATTOS, Tatiana Jotha; VALLADAS, Thaisa Ferraz Torres; FREIRE, Marcela Pires; ZOCATELI, Fernanda Maria Souza. 
Aspectos dos processos, determinantes e implicações do modelo de criação e consolidação dos cursos e profissão de nutricionista no Brasil.

BRAGA, Marcos da Costa.
Aloisio Magalhães: Heranças do pensar de um pioneiro do campo do desenho industrial brasileiro.

BRANCO, Mário Fernandes Correia.
As Cartas de Nóbrega e a Consolidação da Companhia de Jesus no Brasil.

BRITTO, Marco Antônio de Melo. 
COPERSUCAR - estudo do começo meio e fim de uma rede.

BRUCE, Fabia Bobeda. - PPHCS- COC- Fiocruz.
O periodismo médico e emergência da Oftalmologia no Brasil

BRUM, Mario Sergio. 
"Favelado": A construção de uma identidade na história do Rio de Janeiro.

BUENO, Cíntia Maria Falkenbach Rosa. 
Seguindo a estrela. Os reis magos e o Atlas Catalão.

BUSTAMANTE, Regina Maria da Cunha. - UFRJ.
Cavalos nos mosaicos Afro-Romanos: prestígio e paixão.

CABRAL, Dilma. 
A lepra no Brasil: construção social e políticas de controle.

CALAINHO, Daniela Buono. - UERJ/FFP.
Cristianismo africano em Portugal: um visionário negro nas malhas do Santo Ofício.

CALDAS, Glícia. 
Doença - castigo de Deus? Doenças e curas na escravaria carioca oitocentista.

CAMPOI, Isabela Candeloro. 
"A trajetória política de Adalgisa Nery: considerações iniciais"

CAPPER, Marcylene de Oliveira. - PUC-Rio.
População de rua: memória e histórias de vida.

CARDOSO, Patrícia Domingos Woolley.
Os Jesuítas diante de 'O verdadeiro Método de Estudar': conflitos políticos e de idéias no setecentos português (c. 1740-1760).

CARLONI, Karla Guilherme. 
A espada da lei: o general Henrique Teixeira Lott e o contra-golpe de 1955.

CARNEIRO, Marcia Regina da Silva Ramos. 
1930-1937: a AIB em disputa. Em tempos de crise de hegemonia, o integralismo em guerra de posição.

CARVALHO, André Luis de Lima. - Mestrando em História das História das Ciências da Saúde, FIOCRUZ
A importância das emoções animais na teoria da mente em Charles Darwin - observações preliminares.

CARVALHO, Marcelo Sávio R. M. de; CUKIERMAN, Henrique Luiz.- UFRJ.
Os primórdios da internet no Brasil.

CARVALHO FILHO, Silvio de Almeida. - UFRJ/UERJ.
Fragmentos de memórias: a vida e o trabalho na favela da Rocinha

CAVALCANTI, Nireu Oliveira. 
Espaços conquistados por portadores de necessidades especiais, no Rio setecentista: Domingos Teixeira da Mata (advogado) e Ângela do Amaral Rangel (poetisa).

CEBALLOS, Rodrigo. 
As (in)formalidades do império espanhol no século XVII

CÊPA, João Paulo Derocy. 
A microhistória e a "periferia" do poder.

CERBINO, Beatriz.
Imagem e dança: algumas considerações.

CHAHON, Sergio. 
"Filhos ingratos e irmãos soberbos": D. José Caetano da Silva Coutinho e as sedes litúrgicas particulares no Rio de Janeiro de fins do período colonial.

CHANG-SHENG, Shu. 
O Comandante Vermelho e os seus Guardas Vermelhos na Revolução Cultural.

CHAVES, Fátima Machado. - SME/RJ
"As pessoas olham e não nos enxergam": a invisibilidade do trabalho da funcionária negra em escolas públicas cariocas..

CHAZAN, Lilian Krakowski. 
A história da obstetrícia e a patologização da gravidez.

CHICANGANA-BAYONA, Yobenj Aucardo. 
Primeiras imagens da antropofagia dos índios do Brasil nas edições ilustradas das cartas de Américo Vespúcio.

CID, Mª Rosa Lopez; WAIZBORT, Ricardo. 
Miranda Azevedo: um médico evolucionista na divulgação do darwinismo.

COMISSOLI, Adriano. 
Os "homens bons" e a Câmara de Porto Alegre (1773-1790).

CÔRTES, Giovana Xavier da C. 
Ernestina e seu "defeito de fábrica" (gênero e "etnia" em A viúva Simões).

CÔRTES, Norma. 
Idéas & Ideologia em Nelson Werneck Sodré e João Cruz Costa: a formação da inteligência brasileira.

COSTA, Ana Luiza J. 
Educação Popular ou Educação Democrática.

COSTA, Marcelo Timotheo da. 
As cidades (in)visíveis de Thomas Merton.

COSTA, Suely Gomes. 
Das Desventuras de ser doutora.

CRESPO, Jeanne Cristina Menezes. 
Relatos sobre Emporion: conflito ou sinoikía?

CRUZ, Gisele dos Reis. 
A Tensão entre Representação e Participação: o caso do fórum de desenvolvimento Local de Paraty/RJ.

CRUZ, Natalia dos Reis. 
A ação integralista brasileira. A intolerância como princípio.

CUNHA, Andréa Alvares da. 
"A Comuna Moura de Lisboa: hierarquização e conflito na sociedade medieva portuguesa quatrocentista".

CURY, Vania Maria. 
Inventores e invenções na modernização brasileira.

DANIEL, Érica Gomes. 
A Guerra como Slogan: Um estudo sobre as publicidades da Revista Seleções do Reader's Digest (1942-1945).

DAVID, Fatima Bitencourt. 
Imagens: de azul e amarelo se pinta o futuro (incerto) da "Cidade Feliz" (Duque de Caxias, 1998-2002).

DEUS, Paulo Roberto Soares de.
Judeus e Muçulmanos no mapa-múndi de Hereford.

DEZEMONE, Marcus.
Memória camponesa: identidades e conflitos em terras de café (1888-1987).

DIAS, Paula Barros. 
Arte e ciência no Brasil (1946 - 1952): O apoio de artistas e críticos de arte nas origens do Museu de Imagens do Inconsciente.

DOMINGUES, Beatriz Helena. 
Comunicação: Os tesouros do Rio Amazonas e a "Polêmica do Novo Mundo".

EDLER, Flavio Coelho. - FIOCRUZ.
Uma controvérsia científica no Império: A Escola Tropicalista Baiana desafia a Academia Imperial de Medicina.

FABBRO, Eduardo.- UnB.
O conflito mais antigo do mundo: o rompimento das alianças que o homem firmou com Deus.

FACCHINETTI, Cristiana. - PPGHCS/FIOCRUZ.
Dr. Sigmund Freud: da neurologia à neurose.

FADEL, Simone. 
Engenheiros e Sanitarismo no Brasil na Primeira República : Considerações sobre a Comissão Federal de Saneamento da Baixada Fluminense (1910-1916).

FALCI, Miridan Britto K. - USS.
Comparando a saúde e morte de mulheres escravas no século XIX no Brasil.

FARIA, Fernando Antonio.- UFF/UERJ.
Partido Liberal e Política Regional: as eleições no ocaso do Império.

FARIAS, Cláudia Maria de.- UFF.
Esporte e cidade: aspectos da formação dos clubes de regatas na Belle Époque carioca.

FERNANDES, Fabiano. 
As chaves do reino nas mãos do rei: A luta pela redefinição das esferas de poder e a criação da Ordem de Cristo (1319-1325).

FERNANDES, Neusa. 
Uma senhora de engenho na inquisição.

FERRÃO, Luiz Felipe Vieira. - MAST.
A institucionalização da pesquisa em matemática no Rio de Janeiro: a formação do impa, uma visão aérea sobre os fatos.

FERRAZ, Joana D'Arc Fernandes. 
Violência Policial e Direitos Humanos: um estudo de caso sobre três crimes de execução sumária ocorridos no Rio de Janeiro, na década de 90.

FERREIRA, Arthur Arruda Leal. IP/UFRJ.
As múltiplas trilhas históricas da psicologia.

FERREIRA, Tania Maria Tavares Bessone da C. - UERJ.
Livros e poder no Brasil Imperial: uma abordagem.

FERRERAS, Norberto O.- UFF.
Cortiços e Conventillos: Algumas questões sobre a Moradia Popular em Buenos Aires e Rio de Janeiro entre 1880 e 1920.

FONSECA, Andrea Braga. 
A função da Religião no pensamento de Rui Barbosa.

FONSECA, Silvia Carla Pereira de Brito. 
"Os relatos da Confederação do Equador: História e Memória".

FONTES, Mirella de Abreu. 
Júlia Lopes de Almeida (1880-1934) - uma intelectual no Rio de Janeiro da Belle Époque.

FRAZÃO. Gabriel Almeida. 
Interesses, negociação, bem comum e virtudes: A dinâmica do Império Católico Português no Brasil (Séc. XVI- XVII).

FREIRE, Maria Martha de Luna. 
Educação e higiene - um discurso republicano sobre a criança.

FREITAS FILHO, Almir Pita. - IE/UFRJ. 
A indústria do Rio de Janeiro no início da década de 1960 e o pensamento dos industriais cariocas sobre a "Fusão" (1960-75)

FREITAS, Celi Silva Gomes de. - CAP.
Representações de gênero e raça em discursos masculinos - tensões e intenções no Rio de Janeiro da primeira República.

FREITAS, Edmar Checon de. - CESAT.
Monjas rebeldes: religião e violência em Potiers (589)

FREITAS, Virgínia Maria de Almeida. 
Técnicas não Tradicionais e Legislação em Laboratório e Farmácia Homeopática.

GAK, Igor Silva. 
No front das letras: a propaganda de guerra nazista no Rio de Janeiro (1937-1942).

GALUCIO, Andréa Lemos Xavier. 
O papel das editoras Civilização Brasileira e Brasiliense durante o processo de abertura política no Brasil (1979-1985).

GEBRAN. Philomena. 
A Questão da Alteridade na Crônica do Século XVI Estudo de Caso: El Inca Garcilaso De La Vega.

GOMES, Ângela de Castro.- CPDOC/FGV.
As aventuras de Tibicuera: literatura infantil e História do Brasil na Era Vargas.

GONÇALVES, Márcia de Almeida. - UERJ/PUC-Rio.
Em busca de homens históricos: historismo e narrativa biográfica na obra de Octávio Tarquínio de Sousa.

GONÇALVES, Monique de Siqueira. 
Saúde Pública no Segundo Reinado: uma análise das relações entre o Estado e a Academia Imperial de Medicina, durante as grandes epidemias, pela leitura da imprensa carioca (1849-1889).

GONTIJO, Rebeca. 
A reta e o círculo: amizade, projeto intelectual e construção identitária, nas cartas de Capistrano de Abreu a João Lúcio de Azevedo (1916-1927).

GRECO, Patrick Danza. 
O Estado em uma camisa de força - a Lei de Responsabilidade Fiscal.

GUIMARÃES, Lucia Maria Paschoal. - UERJ.
A Casa de Montezuma: a historiografia e a corporação dos bacharéis

GUIMARÃES, Maria Regina Cotrim. 
Os manuais de medicina popular de Chernoviz na sociedade imperial.

GURGEL, Cristina Brandt Friedrich Martin. .- PUC-CAMPINAS.
A Fitoterapia Indígena no Brasil Colonial (os primeiros dois séculos)

HEIZER, Alda. - MAST.
Observar o Céu e Medir a Terra: instrumentos científicos para um observatório nos trópicos.

HEYMANN, Luciana Quillet. - CPDOC/FGV.
A memória em disputa: os cinqüenta anos do suicídio de Vargas.

IBAÑEZ, Nelson; SANT'ANNA, Osvaldo Augusto.
Instituto Butantan: a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico em saúde em São Paulo.

ISMAEL, Ricardo. 
O Declínio da Cooperação entre os Governos Estaduais do Nordeste no Contexto Federativo de 1988.

KNOX, Winifred. 
Tradição, conflito e mudança.

KOCHER, Bernardo. - UFF.
De Bandung a Bagdá: cinquenta anos de história e economia política do terceiro mundo.

KODAMA, Kaori. 
"Uma perspectiva sobre ciência e nação: A alma e o cérebro de Gonçalves de Magalhães".

KRAAY, Hendrik. - Professor Visitante Estrangeiro, Universidade de Calgary. - PPGHIS/UFRJ.
O Ritual Político e a Política dos Rituais: Festas Cívicas no Rio de Janeiro, 1823-1831.

KURY, Lorelai. - UERJ.
Homens de ciência no Brasil: Ilustração e cosmopolitismo.

KUSSAMA, Ligia. 
Crítica Feminista e Ciência na Historiografia dos Anos 1980.

LIMA, Lana Lage da Gama. - UENF- ISP.
Confissão e controle social na Idade Média e nos Tempos Modernos : uma visão comparativa.

LIMA, Raquel dos Santos Sousa. 
"Oh! Que imitem a Santa Rita de Cássia as mulheres de nosso tempo!": imagens femininas no discurso católico sobre a Santa (1900-2000).

LIMA, Sérgio Miranda de.
Memória imagética da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino.

LIMA, Viviane de Oliveira. 
"Quebra-quilos - Um debate historiográfico sobre o levante popular do final do Império.".

LINO, Sonia Cristina. - UFJF.
Imagens de um filme. Cartazes publicitários do filme "Cidade de Deus".

LOBO, Claudia dos Santos Lagame. 
Na corda bamba - o Jornal do Brasil em tempos de abertura (1978-1985).

MACEDO, Elza Dely Veloso. 
Uma luta justa... E elegante: feminismos conflitantes na década de 20.

MACIEL, Dulce Portilho
Goiânia nos tempos pioneiros: a cidade, seu fundador e a imprensa.

MAGALHÃES, Marcelo de Souza. - UERJ.
Os significados do "fazer política": A Capital Federal (1892-1902).

MAIA, Maria Manuela Alves. 
Presença de portugueses no Porto do Rio de Janeiro.

MAIA, Tatyana de Amaral. 
Em busca da eficiência: a ação dos think tankers na orientação das políticas públicas (1956/1961).

MALAFAIA, Wolney Vianna. 
O Mal-Estar na Modernidade: O Cinema Novo diante da Modernização Autoritária (1964-1984).

MARQUES, Ana Luiza. 
Antônio Sérgio, Ensaios por descobrimento da cultura em Portugal.

MARQUES, Ivan da Costa; SANTOS, Fátima Ferrão dos. - UFRJ.
Universidade e empresa entre Bits e átomos da independência tecnológica do Brasil nos anos 1970: o Processador de Ponto Flutuante do NCE/UFRJ.

MARTINS, William de Souza. 
O irmão José Batista Lisboa e a ordem terceira do Carmo do Rio de Janeiro.

MELLO, Christiane Figueiredo Pagano de. - UFOP.
O Ouro e os Domínios nas Minas Setecentista.

MELLO, Maria Teresa Villela Bandeira de. 
Imagens da Saúde: fotografias de combate à malária na Amazônia.

MENDES, Anderson Fabricio Moreira. 
A História e a Interação dos Espaços: Os Ecos da Localidade de São Lourenço no Cenário Nacional.

MENDES, Marta Ferreira Abdala. - FIOCRUZ.
José Reis e o papel dos cientistas na divulgação científica.

MENDONÇA, Sonia Regina de. - UFF.
A organização das cooperativas brasileiras e a nova hegemonia ruralista no Brasil.

MENEZES, Leila Medeiros de. 
A violência institucionalizada e a "linguagem de fresta": a censura e a (re)invenção dos malditos.

MENEZES, Rachel Aisengart. - IMS/UERJ.
História dos cuidados paliativos: uma nova especialidade médica.

MERCADANTE, Roberta. 
Velhices de Mulheres: gênero e poderes.

MERGULHÃO, Cláudia Bezerra. 
A Reinvenção da identidade gaúcha: o caso Taquara.

MONTEIRO, Linderval Augusto. 
O caso Adriano Vianna: narrativa de uma revolta popular na Baixada Fluminense.

MOORE, Maria José. 
Memórias de Matacavalos.

MOURA, Ana Maria da Silva. 
Os filhos do demônio: sobre contatos e mestiçagem entre colonos e indígenas.

MUNIZ, Célia Maria Loureiro. 
Retalhos da vida de mulheres de fazendeiros de café, do século XIX: Vassouras.

NEDER, Gizlene; CERQUEIRA, Gisálio. - UFF.
Família, Poder e Controle Social: concepções de família no Brasil na passagem à modernidade.

NEVES, Guilherme Pereira das. - UFF.
As letras de Luiz Gonzaga das Virgens.

NEVES, Lúcia Maria Bastos P. - UERJ.
Impressos enquanto instrumentos de poder das elites No Brasil-Reino: novas possibilidades.

NEVES, Luis Felipe da Silva. - UFF.
"Ciência & tecnologia na grande guerra, 1914-1918".

OLIVEIRA, José Carlos de; SOUZA, Antonio Lopes de. 
A Eletricidade chega ao Brasil.

OLIVEIRA, Luciana da Cunha. 
Fábrica Bangu: um estudo de caso do Fordismo no Brasil.

OLIVEIRA, Maria de Fátima. .- UEG/UFG.
Cotidiano da Navegação no Tocantins na virada do Século XIX para o XX

OLIVEIRA, Ricardo Cordeiro de. 
Memória operária, greve e sindicato.

OLIVIERI, Filippo Lourenço. 
A interpretatio romana e a religião céltica o culto de Mercúrio: conflito e assimilação.

ORTEGA, Francisco. - IMS/UERJ.
Visualização do corpo e cultura popular no século XX: O caso dos Raios X.

ATENÇÃO: NÃO CONSTA
os portugueses em Buenos Aires e as redes de poder.

PADILHA, Leonardo Ayres. 
História e retórica em Plínio Salgado.

PÁDUA, José Augusto.- UFRJ.
Manuel Ferreira da Câmara e a Economia Ilustrada das Minas e Bosques.

PAIVA, Andréa Lúcia da Silva de. 
Conflitos nas Festas da Santa do Rosário: um estudo de ritual, memória e identidade.

PEIXOTO, Renato Amado. 
O espelho do Jacobina - representação e escrita da história na construção da carta Niemeyer de 1846.

PENNA, Lincoln de Abreu. - Universo.
A Construção de Um Partido Nacional: O PCB e as alternativas políticas: 1935/1958.

PEREIRA, Adriana Maria Martins. 
O Rio de Janeiro de um fotógrafo amador: o olhar privado e o espaço público.- UNIRIO.

PEREIRA, Ana Carolina Huguenin. 
A escrita feminina no século XIX: as cartas de Flora de Oliveira Lima e Eufrásia Teixeira Leite.

PEREIRA, Rodrigo da Nóbrega Moura. 
A Vontade Política contra as Forças da Economia: O projeto da Sociedade Internacional de Imigração (1866).

PEREIRA, Sérgio Martins. 
Pesquisando em Volta Redonda: cidade, biografias ou sindicalismo?

PEREIRA, Syrléa Marques. 
Fotografias de família: múltiplos olhares, várias histórias.

PEREIRA, Vantuil. 
Rastilhos de Cidadania - Liberdade e Cidadania: Os requerimentos populares à Câmara dos Deputados (1822-1831).

PESSANHA, Andréa Santos. - UNIABEU.
Aristides Lobo e André Rebouças: paternalismo e abolição da escravatura na imprensa do Rio de Janeiro.

PIMENTA, Ricardo Medeiros. 
Retalhos de memórias: relatos de trabalhadores têxteis cariocas.

PIMENTA, Tânia Salgado. 
Homeopatia em época de cólera (Rio de Janeiro, 1855).

PIMENTEL, Maria das Dores Mendes. 
"Memória e identidade de uma comunidade de pescadores artesanais: conflitos com o poder público pelo direito ao trabalho e à vida".

PIÑEIRO, Théo Lobarinhas. - UFF.
ACRJ: Um breve histórico da organização dos Negociantes do Rio de Janeiro.

PINHEIRO, Luciana de Araújo. 
Mulheres e ciências naturais no Brasil (1939-1968).

PINTO, Gabriela S; PAULA, Richard Negreiros de. 
O Pensamento Nacionalista dos médicos: a questão da montagem da saúde mental no Brasil da Iª República (1900-1930).

PINTO, Surama Conde Sá. 
O Partido Democrático do Distrito Federal: Bases e limites de um projeto democrático nos anos vinte.

PONCIO, Denise dos Santos.
Historicizando Canudos.

PORTO, Ângela. COC - Fiocruz.
O pensamento médico de Alexandre Rodrigues Ferreira.

PRIOSTI, Odalice Miranda. 
Ecomuseu comunitário de Santa Cruz, conflitos e convergências: a construção da autonomia.

QUAGLINO, Maria Ana. 
Noções de Raça e Eugenia em Monteiro Lobato: vida e obra.

QUEIROZ, Andréa Cristina de Barros. 
O Pasquim e suas imagens: um exercício lúdico motivado pelo gozo (1969-1991).

RAMOS, Carolina. 
A Confederação Nacional da Agricultura e o Estatuto da Terra.

RAMOS, Frank dos Santos. 
O Rabi Isaac Aboab da Fonseca: o literato da comunidade judaica Zur Israel.

RAPOSO, Eduardo; KASAHARA, Yuri. - PUC-Rio.
Política e economia no Brasil contemporâneo: a autonomia do Banco Central do Brasil.

REGO, Fernando Rabello Valle. 
Vila Operária Confiança: memória, trabalho e lutas espaciais.

REIS, Nathacha Regazzini Bianchi. - FIOCRUZ.
Historiografia paraense no século XIX: a contribuição de Domingos Antonio Raiol.

REZNIK, Luís; ARAÚJO, Marcelo da Silva.- PUC-Rio - UERJ. 
Construindo narrativas: fotografia e memória na escrita da história local.

REZNIK, Luís; FERNANDES, Rui Aniceto. - PUC-Rio/UERJ.
Um acontecimento revelador: a inauguração do Hospital de São Gonçalo.

RIBAS, Rogério. - UFF.
Salvador Soares: Vivências Cripto-Islâmicas de um Mourisco no Portugal Quinhentista.

RIBEIRO, Maria Eurydice de Barros. 
A Geografia da Salvação: itinerários do conflito e do perdão.

RIBEIRO, Mariana dos Santos. 
Permanências e Inovações nos discursos políticos de Frei Caneca: nuances no pensamento de um intelectual nordestino no Brasil Oitocentista.

RIBEIRO, Mônica da Silva. 
A expansão da cidade colonial: Rio de Janeiro no tempo de Gomes Freire de Andrada.

RIBEIRO, Monike Garcia. 
Diferença e alteridade através da representação do pintores viajantes - Um estudo de caso: Nicolas Antoine Taunay.

RIBEIRO, Vanderlei Vazelesk. 
A roça e el agro: comparando as propostas agrárias do varguismo e do Peronismo.

RIOS, Acácia Mendonça. Universidade Estácio de Sá.
Memória, identidade social e a luta pela autonomia sindical dos trabalhadores rurais de Monte Santo (BA).

ROCHA, Helenice Aparecida Bastos. - UERJ - UFF - Colégio Pedro II.
Problematizando o ensino de História.

RODRIGUES, Ana Cristina Campos.
Um conflito em palavras: os memorialistas da Borgonha no século XV.

RODRIGUES, Débora de A. 
A Arte de Ver com as Mãos e a Construção de uma Identidade.

RODRIGUES, Fabiana Cardoso Malha. 
As mulheres criminalizadas: aborto e infanticído no direito na passagem à modernidade no Brasil, 1890-1916.

ROSEMBERG, Liana Ruth Bergstein. - UERJ.
Camille Claudel: gênio incompreendido ou genialidade abortada?

SÁ, Dominichi Miranda de. - COC/FIOCRUZ.
A ciência na virada do século XX: as interfaces entre a especialização e a vulgarização científica no Brasil.

SÁ, Eliane Garcindo de. - PPGH - UERJ.
Conflito e democracia entre as raças em dois tempos: Sarmiento e Gallegos.

SALADINO, Alejandra. - UNIRIO.
O Caso Panair: silêncios e enquadramentos no Marimbás Air Force.

SANGLARD, Gisele. - FIOCRUZ.
Mecenato científico na virada do século carioca: exemplos e análises.

SANTANA, Marco Aurélio. 
Memórias de aço: trabalho e luta na fala dos metalúrgicos do Sul fluminense Volta Redonda nos anos 1980.

SANTOS, Ana Elizabeth Lole dos. 
Direito Reprodutivos e Sexuais: (ainda) uma arena de conflitos.

SANTOS, Fernando Sergio Dumas dos. - FIOCRUZ.
Produção e edição de vídeo-documentário a partir do texto histórico: concepção e realização.

SANTOS, Georgina Silva dos. - UFF.
João Curvo Semedo e a Arte dos Médicos no Portugal Seiscentista ( 1635-1719).

SANTOS, Helena Mendes dos. 
Um tipo de habitação popular no centro do Rio de Janeiro: a "Avenida Modelo".

SANTOS, João Henrique dos. 
"Aquela judia da Paraíba" e o anti-semitismo nas atas da igreja cristã reformada no Brasil holandês (1630-1654).

SANTOS, Nadja Paraense dos.- UFRJ.
Os Primeiros Laboratórios Químicos do Rio de Janeiro.

SANTOS, Rafael Brondani dos. 
Soldado da Fé: Militarização e Politização de Santo Antônio na América Portuguesa.

SANTOS, Ricardo Augusto dos. - FIOCRUZ.
Eugenia, Saneamento e Educação. O Eugenismo de Renato Kehl (1917-37).

SEGRILLO, Ângelo. - UFF.
O Fascismo como "totalizante": uma (herética) tentativa de inflexão marxista em um conceito eminentemente liberal.

SILVA, Afrânio de Oliveira. 
O Orçamento Participativo e a Dimensão Participativa da Democracia: o caso da cidade de Porto Alegre.

SILVA, Alexandre Garrido da. 
Estado e conflito: entre a luta por igualdade econômica e o reconhecimento cultural.

SILVA, Ana Teles da. 
Entre leitoras e produtores: representações da mulher numa revista feminina popular.

SILVA, Angelissa Tatyanne de Azevedo e. 
Sob a lógica da desconfiança: a polícia política na campanha "O petróleo é nosso!" (1947-1954).

SILVA, Júlio Cláudio da. 
Os estudos Afro-brasileiros, o movimento negro e a trajetória intelectual de Arthur Ramos (1934-1949).

SILVA, Márcia Regina Barros da. - UFSP.
Transformações no campo médico paulista entre o século XIX e XX: a medicina experimental.

SILVA, Maria Fatima de Souza. 
Memória, identidade e poder em disputa: tentativas de emancipação do município de Mesquita/ RJ - Baixada Fluminense.

SILVA, Marilene Rosa Nogueira da. - UERJ/UGF.
Legislação - diferença e desigualdade: As condições de produção do discurso jurídico-político do crime e da criminalidade nos códigos de 1890 e 1940.

SILVA, Patrícia Freitas. 
Conflito e gênero na conquista do vice-reino do Peru.

SILVA, Renato da. 
O Laboratório de Biologia Infantil em ação (1935-1941).

SILVA, Selmo Nascimento da. 
Sistemas de crenças, conflitos e identidade: uma análise das tensões entre progressistas e carismáticos na Paróquia de São Pedro - Teresópolis.

SILVA, Taíse Tatiana Quadros da. 
A escrita científica da história no Brasil Oitocentista - Breve reflexão sobre o método em Francisco Adolfo de Varnhagen.

SILVA, Tatiana Saggin Rodrigues da. 
Conflitos militares entre cristãos e muçulmanos na região de Astúrias no século VIII.

SOARES, Luiz Carlos. - UFF.
Ciência Aplicada e Ilustração: Duas Sociedades Científicas Inglesas na Segunda Metade do Século XVIII.

SOARES, Vera Lucia. 
A palavra feminina de combate e resistência na Argélia dos anos 1990.

SOIHET, Rachel. - UFF.
Construindo novos espaços na sociedade: o embate das mulheres com a misoginia.

SORGINE, Juliana Ferreira. 
A Junta de Goiana e as repercussões da Revolução do Porto em Pernambuco (1821).

SOUSA, Jessie Jane Vieira de. - UFRJ.
A Igreja Católica e o Estado na Argentina peronista.

SOUZA, Adriana Barreto de. - UNIBENNETT.
Para que não se perca a fé no futuro: Gonçalves de Magalhães na repressão à Balaiada.

SOUZA, Christiane Maria Cruz de. - PPGHCS- COC-Fiocruz.
As dimensões político-sociais da epidemia de gripe espanhola na Bahia (1918).

SOUZA, Gastão Galvão de Carvalho. 
Conferências de Agassiz após o seu retorno da Amazônia (maio de 1866).

SOUZA, Marlucia Santos de. 
Os Impactos das Políticas Agrárias e de Saneamento na Baixada Fluminense.

SOUZA, Rogério Ferreira de. 
Desafios do Espaço e da Memória no Morro dos macacos.

TEIXEIRA, Felipe Charbel. 
A tristeza como essência: a formação do brasileiro n'os Sertões de Euclides da Cunha.

TEIXEIRA, Marcia Helena Vaz. 
Colégio Militar do Rio de Janeiro - Primeira instituição Militar de Ensino no Brasil.

TELLES, Angela Maria Cunha da Motta. 
Apontamentos sobre o Brasil e o Prata na produção simbólica dos artistas do traço cômico da segunda metade do século XIX no Rio de Janeiro.

THIESEN, Icléia. - UNIRIO.
Imagens da clausura e marcas de identidade: o corpo (in)formado pela prisão.

TURIN, Rodrigo. 
Quando a etnografia faz história: o primado da observação e a construção da temporalidade nacional.

UEMA, Liza. 
Passado e presente na luta pela terra: o caso do assentamento São Domingos - RJ.

VENANCIO, Ana Teresa A. FIOCRUZ.
A ciência psiquiátrica na Universidade do Brasil (1938- 1858).

VERGARA, Moema de Rezende. - MAST.
A recepção do Relatório da Comissão de Exploração do Planalto Central na Revista do IHGB.

VERÍSSIMO, Jane Costa Dos Reis. 
Reflexões sobre o budismo tibetano: Da identidade à alteridade.

VIANNA JÚNIOR, Wilmar da Silva. 
Os Governadores-Gerais e a Defesa do Estado do Brasil.

VIANNA, Carolina. 
As imagens do homem negro nas revistas literárias da Belle Époque Carioca.

VIEIRA, Beatriz de Moraes. 
Milagre, vazio, asfixia, chumbo: Para Ler a Experiência Histórica no Brasil no Período 1968-1974.

VILELA, Marcelo Miranda. 
O Julgamento dos Mortos do Antigo Egito e os conflitos sociais do Novo Império.


Painéis de Iniciação Científica

BENTO, Rogério da Silva. 
Ascensão e integração do imigrante judaico no Brasil dos anos 20 e 30.

CASTRO FILHO, Claudio de Souza. 
A mulher que chora: García Lorca e as metáforas do corpo em conflito.

MELO, Flávio da Silva; GOMES, Izaque. 
Os guerreiros lutando por uma ideal.

OLIVEIRA, Rozely Menezes Vigas. 
Análise do acervo documental sobre a Inquisição de Goa da Biblioteca Nacional.


Errata do Caderno de Resumos de 2004

Arquivos por autor

Andrezza Cristina

Fernando Rabello Valle Rego

Jose Carlos de Oliveira

Maria Regina Cotrim Guimaraes

Paula Barros Dias

Rafael Diminicis

Helenice Sandenberg

Silvia Carla pereira de Brito Fonseca

Sonia Alberti - Ana Paula Lettieri Fulco e Adriana Bisi

Taise Tatiana Quadros da Silva

Tiago Coelho


Créditos

Democracia e Conflito - ISBN - 85902917-0
ANAIS DO XI ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA
 
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA - RJ
Comissão Científica e organizadora:

Prof. Dr. Manoel Luiz Salgado Guimarães
(UFRJ/UERJ - Presidente do Núcleo RJ da ANPUH)
Profª Drª. Tânia Bessone
(UERJ - Vice-presidente do Núcleo RJ da ANPUH)
Prof. Dr. Luiz Carlos Soares
(UFF - Presidente da ANPUH)
Profª Drª. Daniela Buono Calainho
(UERJ/FFP)
Prof. Dr. Paulo Knauss
(UFF)
Profª Drª. Célia Cristina da Silva Tavares
(UERJ/FFP)
Profª Drª. Márcia Motta
(UFF)
Profª Drª. Margarida de Souza Neves
(PUC-Rio)
Bruno Gomes da Rosa
(Secretário do núcleo RJ da ANPUH)

Apoio:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Associação Nacional de História (ANPUH)
Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (APERJ)

WEBSITE ANAIS
Democracia e Conflito
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA 
- Rio de Janeiro -
 
ORGANIZADORES:
Paulo Knauss e Wellington de Oliveira Teixeira

CONTATO RJ



 ANPUH-RJ-200-Logo1
T: (21) 2332-1430 / 99618-0813