Chamadas de Artigos http://site.anpuh.org Thu, 17 Aug 2017 00:48:21 -0300 Joomla! - Open Source Content Management pt-br REVISTA HISTÓRIA DEBATES E TENDÊNCIAS http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/4255-revista-historia-debates-e-tendencias http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/4255-revista-historia-debates-e-tendencias ** 30 anos da Constituição de 1988: história, desafios e perspectivas

(v. 18, n. 3, 2018) até 30/05/2018

A Constituição de 1988 é um marco na história brasileira. Após vinte e um anos de ditadura militar e uma eleição indireta, a Constituição significou o retorno à democracia, trazendo em seu corpo diversas previsões acerca de liberdades individuais e garantias ao cidadão. Passados trinta anos de sua promulgação diversos aspectos da Carta são alvo de pesquisa por historiadores e juristas, desde a sua elaboração pela Assembleia Constituinte até a efetividade de suas previsões durante os governos civis pós-1985. A chamada "Constituição Cidadã" representa, de um lado, diversos avanços no que diz respeito às suas previsões, porém, de outro, demonstra a ineficácia estatal em efetivar mudanças sociais necessárias. O presente dossiê tem o objetivo de publicar contribuições oriundas de pesquisas acerca da Constituição em seus mais diversos aspectos, desde sua criação até a sua aplicação em seus aspectos social, econômico, jurídico e político.]]>
secretaria@anpuh.org (ANPUH NACIONAL) Chamadas de Artigos Wed, 30 May 2018 00:00:00 -0300
REVISTA HISTÓRIA DEBATES E TENDÊNCIAS http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/4254-revista-historia-debates-e-tendencias http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/4254-revista-historia-debates-e-tendencias **COMUNICAÇÃO E PODERES NA MODERNIDADE (sec. XVI-XIX)

(v. 18, n. 2, 2018) até 30/03/2018

O dossiê objetiva analisar formas de manifestação e operação políticas por meio da comunicação no período da modernidade, notadamente desde o início do século XVI até as primeiras décadas do século XIX. Interessa-nos refletir tanto sobre os conteúdos comunicados quanto sobre as plataformas materiais dos mesmos. No que tange aos conteúdos atentamos em particular para as formas de reivindicação e manifestação política; a circulação de ideias e de projetos; os circuitos de informação; as práticas de governo, incluídas a articulação entre poderes local e central e a cooperação e conflitos jurisdicionais. No que respeita às formas da comunicação são bem vindas reflexões sobre as modalidades escrita e oral, contemplando a primeira as cartas particulares e públicas; os periódicos e panfletos impressos; os cartazes; os pasquins; os bilhetes e os livros. Com isso espera-se realizar um balanço da produção corrente sobre o tema, bem como estabelecer diálogo entre os investigadores que a ela se dedicam.]]>
secretaria@anpuh.org (ANPUH NACIONAL) Chamadas de Artigos Fri, 30 Mar 2018 00:00:00 -0300
REVISTA HISTÓRIA ORAL http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/4275-revista-historia-oral http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/4275-revista-historia-oral A revista História Oral está com chamada aberta para um novo dossiê:

INSTITUIÇÕES E PRÁTICAS SOCIAIS INSTITUCIONALIZADAS

O dossiê pretende abrir espaço para estudos sobre os modos através dos quais os atores sociais dão forma a instituições sociais, políticas e culturais, como igrejas, sindicatos, escolas, entidades recreativas e assistenciais, grupos artísticos e coletivos de distintas naturezas, incluídas as festividades e outras práticas relativamente informais, mas com efeito agregador reconhecido pelos participantes. Nesse sentido, são de interesse pesquisas sobre os processos de constituição de instituições ou entidades, os modos de adesão dos indivíduos, os processos de tomada de decisão, a emergência de disputas e crises, bem como o fazer cotidiano no seio desses agrupamentos. Textos que adotem perspectivas comparativas de análise que aproximem tempos, entidades ou realidades nacionais distintos são especialmente bem-vindos.

Data-limite para as contribuições: 19 fev. 2018]]>
secretaria@anpuh.org (ANPUH NACIONAL) Chamadas de Artigos Mon, 19 Feb 2018 00:00:00 -0300
REVISTA ANOS 90 http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/4193-revista-anos-90 http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/4193-revista-anos-90 Chamada para submissão de artigos ao dossiê: "Violência, Guerra e Migração no Mundo Antigo", que será publicado na edição de julho de 2018 da Revista Anos 90

Organizadores: Katia M.P Pozzer (UFRGS), Maria Beatriz Florenzano (USP) e Pedro Paulo Funari (UNICAMP).

Prazo de submissão: até primeiro de dezembro de 2017

A proposta deste dossiê é refletir sobre temas urgentes e atuais a partir do estudo das sociedades antigas.

Práticas de violência legitimadas pelas guerras, tendo como consequência a migração massiva de populações têm uma longa historicidade. E essas diversas experiências históricas foram preservadas e deixaram inúmeros indícios nos textos, nas imagens e na cultura material.

Investigar essa temática na antiguidade pode contribuir para a compreensão dos recentes acontecimentos que atingem o mundo, especialmente o Mediterrâneo, a Europa e os EUA.

O enunciado deste dossiê contempla diversos enfoques, tais como questões relacionadas à tecnologia da guerra, à retórica da violência, à situação das mulheres e crianças nos conflitos, à migração e o fenômeno de transculturação, entre outros.]]>
secretaria@anpuh.org (ANPUH NACIONAL) Chamadas de Artigos Fri, 01 Dec 2017 00:00:00 -0200
REVISTA DA ANPHLAC http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/4223-revista-da-anphlac http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/4223-revista-da-anphlac Dossiê: Escritas de si nas Américas

Coordenadoras: Fabiana de Souza Fredrigo (UFG); Romilda Costa Motta (UNASP-SP)

Data limite de entrega: 30 de novembro de 2017

http://revistas.fflch.usp.br/anphlac/announcement/view/51

Um amplo movimento historiográfico, empreendido a partir dos anos oitenta, do século XX, incorporou fontes antes consideradas "acessórias" e/ou "informativas". A partir dos ares de mudança que atingiram a escrita da História, cartas, biografias, autobiografias, diários e a própria literatura – em suas variadas acepções e perspectivas (alinhavadas em uma história da leitura, por exemplo) – foram revisitadas e revalorizadas no que dizia respeito à potencialidade dessas "fontes" em expressar o "tempo histórico". Muito antes de tal reconhecimento advir do campo historiográfico, inúmeros sujeitos – homens e mulheres, figuras públicas e anônimas – fizeram uso das chamadas "escritas de si". Aqueles que as elaboraram, o fizeram por motivos complexos, mas, sobretudo, vislumbraram, neste tipo de escrita, o meio adequado para alcançar três formas de apropriação relevantes: a) a reinvenção de si e a ficcionalização da vida; b) a lapidação da imagem e/ou reparação de identidades (ou, ainda, sua desconstrução); c) a reivindicação de um espaço público, que entendiam obliterado, para explorar e revelar as experiências subjetivas.

Tendo como eixo as presentes considerações, a Revista da ANPHLAC lança a chamada para o envio de trabalhos que lidem com fontes autorreferenciais. A intenção é a de que o dossiê proposto integre análises que tratem, especificamente, dos seguintes objetos: representações de si construídas por sujeitos históricos, nos distintos tempos e espaços das Américas; perspectivas e usos políticos de escritos pessoais – atentando, neste caso, às relações entre passado, presente e futuro e/ou expectativa e experiência; e, por fim, polêmicas teóricas e metodológicas referentes a esse corpus documental.

A Revista também aceita submissões de Artigos Livres, Traduções, Resenhas Críticas e Entrevistas.

Para submeter artigos à avaliação, o autor deverá se cadastrar no site da Revista Eletrônica da ANPHLAC: http://anphlac.fflch.usp.br/revista.

As normas para a adequação do texto às exigências da revista se encontram nas Diretrizes para Autores: http://revistas.fflch.usp.br/anphlac/about/submissions.

Convocatoria para el próximo dossier de la Revista Electrónica de la Asociación Nacional de Investigadores y Profesores de Historia de América (ANPHLAC)

Dossier Américas: Escrituras del yo en las Américas

Coordinadoras: Fabiana de Souza Fredrigo (UFG); Romilda Costa Motta (UNASP-SP)

Fecha límite de entrega: 30 de noviembre de 2017

http://revistas.fflch.usp.br/anphlac/announcement/view/51

A partir de la década de 1980, un amplio movimiento historiográfico comenzó a incorporar fuentes que hasta entonces eran consideradas "accesorias" y/o "informativas". Los cambios que alcanzaron la escrita de la Historia permitieron que cartas, biografías, autobiografías, diarios personales e incluso la propia literatura – en sus variadas acepciones y perspectivas que, por su vez, está vinculada a una historia de la lectura – fueran revisitadas y revalorizadas en función de su potencialidad para expresar el "tiempo histórico". Mucho antes de que ese reconocimiento llegara al campo historiográfico, innumerables sujetos – hombres y mujeres, figuras públicas y anónimas – hicieron uso de las denominadas "escritas de sí" por motivos complejos; pero, fundamentalmente, porque vislumbraron que este tipo de escrita era el medio adecuado para alcanzar tres formas de apropiación relevante: a) la reinvención de sí mismo y la ficcionalización de la vida; b) la lapidación de la imagen y/o reparación de identidades (o su deconstrucción); c) la reivindicación de un espacio público, que entendían había sido obliterado, para explotar y rebelar las experiencias subjetivas.

Teniendo como eje las presentes consideraciones, la Revista de la ANPHLAC convoca al envío de trabajos relativos a fuentes autorreferenciales. La intención es que el dossier propuesto integre análisis que traten, específicamente, de los siguientes objetos: representaciones de sí construídas por sujetos históricos, en diferentes momentos y espacios de América; perspectivas y usos políticos de escritos personales – considerando, en este caso, las relaciones entre pasado-presente-futuro y/o expectativa-experiencia; y, por fin, polémicas teóricas y metodológicas relacionadas con ese cuerpo documental.

La revista también acepta presentaciones de Artículos Libres, Traducciones, Reseñas críticas y Entrevistas.

Para evaluación de los artículos, el autor debe registrarse en el sitio de la Revista Electrónica de ANPHLAC: http://anphlac.fflch.usp.br/revista 

Las normas para la adecuación de los requisitos de los artículos en la revista están en las Diretrizes para Autores:

Autores: http://revistas.fflch.usp.br/anphlac/about/submissions#authorGuidelines
 
]]>
secretaria@anpuh.org (ANPUH NACIONAL) Chamadas de Artigos Thu, 30 Nov 2017 00:00:00 -0200
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO: DOSSIÊ HISTÓRIA E HISTORIADORES http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/4123-chamada-para-publicacao-dossie-historia-e-historiadores http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/4123-chamada-para-publicacao-dossie-historia-e-historiadores A revista Cadernos de História constitui uma publicação do Departamento de História e do Centro de Memória e de Pesquisa Histórica da PUC Minas. Criada em 1995, a revista está inserida em um projeto político-pedagógico que percebe como indissociáveis os campos do ensino, da pesquisa e da extensão, seu viés interdisciplinar tem como finalidade promover a reflexão crítica sobre as temáticas históricas e afins. A revista edita trabalhos inéditos em português e em espanhol, na forma de artigos, conferências, ensaios bibliográficos, comunicações, entrevistas, notas de pesquisa, resenhas, resumos de dissertações ou teses e traduções.

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO: DOSSIÊ HISTÓRIA E HISTORIADORES

A Comissão Editorial da Revista Cadernos de História está organizando, nesse momento, o Dossiê História e Historiadores, que irá compor uma edição especial com vistas à publicação no vol. 19, n. 30, no primeiro semestre de 2018.

Amplas temáticas e abordagens são recorrentes objetos de análise no âmbito da atividade historiográfica e estão em contínuo debate no meio acadêmico. No entanto, já há algum tempo, o estudo sobre os historiadores vem despertando cada vez mais atenção e ocupando maiores espaços no campo de interesse dos pesquisadores, sobretudo na vertente das histórias intelectual, política, social e cultural.

Neste dossiê optamos em destacar o papel ativo desempenhado pelos historiadores na produção do saber histórico, na seleção e no tratamento das fontes e na realização dos procedimentos metodológicos que bem fundamentaram as interpretações historiográficas sobre seu objeto de pesquisa. Nessa ótica, percebe-se o historiador como sujeito que formula representações sobre o passado e, também, de seu próprio tempo, haja vista que o olhar analítico utilizado por ele remete-se ao de sua época vivida. Desde então, não se propõe em apresentar, exclusivamente, a trajetória biográfica de nomes relevantes das diversas correntes historiográficas, mas, especialmente, em destacar os impactos, as repercussões e as interpretações resultantes da construção do conhecimento histórico formulada por esses historiadores ou por intelectuais de áreas afins. Longe de apenas situar o historiador em seu contexto social ou de pensar suas ideias de maneira isolada ou audaciosamente interpretá-las com exatidão. Mas apresentar seu itinerário epistemológico, redes de sociabilidades e diálogos geracionais, sobretudo, pontos de destaque de seus exercícios epistemológicos e de interpretações da história, essas seriam algumas de nossas sugestões.

Desde então, este dossiê proposto pelos Cadernos de História integra atualizada discussão temática no meio acadêmico e espera receber artigos resultantes de pesquisas que possam colaborar para análise mais aprofundada de relevantes personagens que bem contribuíram com suas perspectivas sobre a história.

Serão aceitos trabalhos nas seguintes modalidades: artigos, comunicações, conferências, ensaios bibliográficos, entrevistas, notas de pesquisa, resenhas, resumos de dissertações ou teses e traduções. Os trabalhos serão recebidos até 15 de outubro de 2017.]]>
secretaria@anpuh.org (ANPUH NACIONAL) Chamadas de Artigos Sun, 15 Oct 2017 01:00:00 -0200
CADERNOS DE PESQUISA DO CDHIS http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/4222-cadernos-de-pesquisa-do-cdhis http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/4222-cadernos-de-pesquisa-do-cdhis O diálogo da historiografia com a teoria literária a partir da segunda metade do século XX gerou uma série de questionamentos acerca do estatuto epistemológico da ciência histórica. No entanto, a aproximação entre os dois campos possibilitou a ampliação dos repertórios de pesquisa histórica colocando a Literatura definitivamente no rol de interesse dos historiadores.

Considerando as diversas possibilidades de pesquisa com base em textos literários, o objetivo desse dossiê é reunir artigos que analisem diferentes formas de representação do passado na Literatura.

Mais do que afirmar o possível potencial documental do discurso ficcional, os artigos devem investigar como as representações ficcionais do passado são formas particulares de compreensão e uso da História.

O prazo máximo para submissão dos artigos é até 30 de setembro de 2017 e os mesmos devem seguir rigorosamente as normas de publicação da revista disponíveis no site http://www.seer.ufu.br/index.php/cdhis
 
]]>
secretaria@anpuh.org (ANPUH NACIONAL) Chamadas de Artigos Sat, 30 Sep 2017 00:00:00 -0300
REVISTA MUNDOS DO TRABALHO http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/4228-revista-mundos-do-trabalho http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/4228-revista-mundos-do-trabalho

Edição vol. 09, n. 18 (2017/2): Dossiê Trabalhadoras(es) e cidadania – organização: Aldrin Castellucci (UNEB), Nauber Gavski da Silva (UNICAMP) e David P. Lacerda.

 

A Revista Mundos do Trabalho, publicação semestral do GT Mundos do Trabalho da Associação Nacional de História (ANPUH), abre chamada pública de trabalhos. A submissão de colaborações (artigos para dossiê e seção livre, resenhas críticas, transcrições comentadas, traduções, entrevistas e comentários sobre acervos e fontes documentais) deverá ser realizada entre 15/07/2017 e 15/09/2017 pelo site https://periodicos.ufsc.br/index.php/mundosdotrabalho/index. Recomenda-se que os trabalhos não sejam submetidos fora do prazo indicado. O material recebido será apreciado pela Equipe Editorial e por pareceristas ad hoc.

]]>
secretaria@anpuh.org (ANPUH NACIONAL) Chamadas de Artigos Fri, 15 Sep 2017 00:00:00 -0300
CHAMADA PARA DOSSIÊ - REVISTA DE HISTÓRIA - USP http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/4247-chamada-para-dossie-revista-de-historia-usp http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/4247-chamada-para-dossie-revista-de-historia-usp secretaria@anpuh.org (ANPUH NACIONAL) Chamadas de Artigos Fri, 21 Jul 2017 18:06:45 -0300 REVISTA HISTÓRIA http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/4219-revista-historia http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/4219-revista-historia A Revista História: Questões e Debates completou 35 anos em 2015 e aproveitamos a data para começar uma série de mudanças. Atualmente todos os números se encontram no site da revista e estão disponíveis para download e, a partir de 2016, se tornou exclusivamente on line:

revistas.ufpr.br/historia

Convidamos para visitar o site e ficaríamos felizes com a submissão de resenhas e artigos. No momento a HQD é B2 no Qualis.

Atenciosamente,

Ana Paula Vosne Martins

Renata Senna Garraffoni

(editoras)
 
]]>
secretaria@anpuh.org (ANPUH NACIONAL) Chamadas de Artigos Mon, 03 Jul 2017 14:38:37 -0300