Chamadas de Artigos http://site.anpuh.org Sat, 24 Jun 2017 09:11:58 -0300 Joomla! - Open Source Content Management pt-br REVISTA ANOS 90 http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/4193-revista-anos-90 http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/4193-revista-anos-90 Chamada para submissão de artigos ao dossiê: "Violência, Guerra e Migração no Mundo Antigo", que será publicado na edição de julho de 2018 da Revista Anos 90

Organizadores: Katia M.P Pozzer (UFRGS), Maria Beatriz Florenzano (USP) e Pedro Paulo Funari (UNICAMP).

Prazo de submissão: até primeiro de dezembro de 2017

A proposta deste dossiê é refletir sobre temas urgentes e atuais a partir do estudo das sociedades antigas.

Práticas de violência legitimadas pelas guerras, tendo como consequência a migração massiva de populações têm uma longa historicidade. E essas diversas experiências históricas foram preservadas e deixaram inúmeros indícios nos textos, nas imagens e na cultura material.

Investigar essa temática na antiguidade pode contribuir para a compreensão dos recentes acontecimentos que atingem o mundo, especialmente o Mediterrâneo, a Europa e os EUA.

O enunciado deste dossiê contempla diversos enfoques, tais como questões relacionadas à tecnologia da guerra, à retórica da violência, à situação das mulheres e crianças nos conflitos, à migração e o fenômeno de transculturação, entre outros.]]>
secretaria@anpuh.org (ANPUH NACIONAL) Chamadas de Artigos Fri, 01 Dec 2017 00:00:00 -0200
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO: DOSSIÊ HISTÓRIA E HISTORIADORES http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/4123-chamada-para-publicacao-dossie-historia-e-historiadores http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/4123-chamada-para-publicacao-dossie-historia-e-historiadores A revista Cadernos de História constitui uma publicação do Departamento de História e do Centro de Memória e de Pesquisa Histórica da PUC Minas. Criada em 1995, a revista está inserida em um projeto político-pedagógico que percebe como indissociáveis os campos do ensino, da pesquisa e da extensão, seu viés interdisciplinar tem como finalidade promover a reflexão crítica sobre as temáticas históricas e afins. A revista edita trabalhos inéditos em português e em espanhol, na forma de artigos, conferências, ensaios bibliográficos, comunicações, entrevistas, notas de pesquisa, resenhas, resumos de dissertações ou teses e traduções.

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO: DOSSIÊ HISTÓRIA E HISTORIADORES

A Comissão Editorial da Revista Cadernos de História está organizando, nesse momento, o Dossiê História e Historiadores, que irá compor uma edição especial com vistas à publicação no vol. 19, n. 30, no primeiro semestre de 2018.

Amplas temáticas e abordagens são recorrentes objetos de análise no âmbito da atividade historiográfica e estão em contínuo debate no meio acadêmico. No entanto, já há algum tempo, o estudo sobre os historiadores vem despertando cada vez mais atenção e ocupando maiores espaços no campo de interesse dos pesquisadores, sobretudo na vertente das histórias intelectual, política, social e cultural.

Neste dossiê optamos em destacar o papel ativo desempenhado pelos historiadores na produção do saber histórico, na seleção e no tratamento das fontes e na realização dos procedimentos metodológicos que bem fundamentaram as interpretações historiográficas sobre seu objeto de pesquisa. Nessa ótica, percebe-se o historiador como sujeito que formula representações sobre o passado e, também, de seu próprio tempo, haja vista que o olhar analítico utilizado por ele remete-se ao de sua época vivida. Desde então, não se propõe em apresentar, exclusivamente, a trajetória biográfica de nomes relevantes das diversas correntes historiográficas, mas, especialmente, em destacar os impactos, as repercussões e as interpretações resultantes da construção do conhecimento histórico formulada por esses historiadores ou por intelectuais de áreas afins. Longe de apenas situar o historiador em seu contexto social ou de pensar suas ideias de maneira isolada ou audaciosamente interpretá-las com exatidão. Mas apresentar seu itinerário epistemológico, redes de sociabilidades e diálogos geracionais, sobretudo, pontos de destaque de seus exercícios epistemológicos e de interpretações da história, essas seriam algumas de nossas sugestões.

Desde então, este dossiê proposto pelos Cadernos de História integra atualizada discussão temática no meio acadêmico e espera receber artigos resultantes de pesquisas que possam colaborar para análise mais aprofundada de relevantes personagens que bem contribuíram com suas perspectivas sobre a história.

Serão aceitos trabalhos nas seguintes modalidades: artigos, comunicações, conferências, ensaios bibliográficos, entrevistas, notas de pesquisa, resenhas, resumos de dissertações ou teses e traduções. Os trabalhos serão recebidos até 15 de outubro de 2017.]]>
secretaria@anpuh.org (ANPUH NACIONAL) Chamadas de Artigos Sun, 15 Oct 2017 01:00:00 -0200
REVISTA ANOS 90 http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/4192-revista-anos-90 http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/4192-revista-anos-90 Prorrogado o prazo para submissão de artigos ao dossiê "Presença dos anos 1980: esperanças, nostalgias e historiografia"

O prazo para submissão de artigos ao dossiê "Presença dos anos 1980: esperanças, nostalgias e historiografia", que será publicado na edição de dezembro de 2017 da Anos 90, foi prorrogado até o dia 31 de julho de 2017.

O dossiê "Presença dos anos 1980: esperanças, nostalgias e historiografia", organizado pelos doutores Caroline Silveira Bauer (UFRGS), Marcelo Santos de Abreu (UFOP) e Mateus Henrique de Faria Pereira (UFOP) tem por objetivo apresentar pesquisas atuais sobre a década a partir de discussões em relação às continuidades e rupturas, às atualidades e os legados, em suas mais diversas manifestações: culturais, sociais, estéticas, políticas, religiosas, etc. A proposta se justifica pela necessidade de respostas historiográficas ao "retorno" aos anos 1980, seja como uma vivência utópica ou nostálgica, bem como pela possibilidade de contribuir com estudos que permitam outras leituras sobre o período, para além do âmbito político, que permanece como objeto de predileção nas análises.

Teriam sido os anos 1980 um tempo perdido? As diferentes percepções em relação à década daqueles que a viveram e por outros que gostariam de tê-la vivido permitem que a pergunta seja apresentada, e recolocada à produção historiográfica: o que há para ser escrito sobre a história dos anos 1980?]]>
secretaria@anpuh.org (ANPUH NACIONAL) Chamadas de Artigos Mon, 31 Jul 2017 00:00:00 -0300
REVISTA CORRELATIO http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/4188-revista-correlatio http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/4188-revista-correlatio Chamada para Dossiê para o número 2 do volume 16: Religião, cultura e políticas públicas.

O presente dossiê tem por finalidade discutir a relação entre religião, cultura e políticas públicas. São poucas as revistas especializadas que abrem espaço para esta importante discussão. A ideia é reunir trabalhos que buscam pensar as complexas relações entre o fenômeno religioso e a formulação de políticas públicas nas mais diversas dimensões (saúde, segurança, educação). É possível pensar essas interações entre religião e politica pública a partir das contribuições de Paul Tillich, por exemplo, a partir da Teologia da Cultura e da Teologia do Socialismo religioso? Como entender, para além das explicações empíricas, o envolvimento e a atividade das diversas organizações religiosas na formulação e implementação de políticas públicas produzidas no Brasil? Aceitam-se contribuições teóricas ou empírico-teóricas que busquem incrementar o pensamento a respeito do relacionamento entre politicas públicas e religião.

Organizadores:

Marcos Vinícius de Freitas Reis (UNIFAP)

Emerson Sena da Silveira (UFJF)

Prazo de entrega dos textos: 30 de julho de 2017.

Os artigos devem ser postados diretamente no site www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/COR, na seção: Dossiê políticas públicas.]]>
secretaria@anpuh.org (ANPUH NACIONAL) Chamadas de Artigos Sun, 30 Jul 2017 00:00:00 -0300
REVISTA EDUCAMAZONIA http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/4178-revista-educamazonia http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/4178-revista-educamazonia

Organizadores: César Martins de Souza (cesar@ufpa.br) e Luis Junior Costa Saraiva (luisjsaraiva@gmail.com)

Dossiê Amazônia: biodiversidade, saúde e desafios da contemporaneidade

A região amazônica, ao longo dos séculos, desafiou a imaginação de cronistas, romancistas, viajantes e pesquisadores, assustando e encantando. Nesse sentido, ao mesmo tempo em que poderia ser considerada uma região que apequena os humanos, também foi vista como terra de incontáveis riquezas que aguardam por serem exploradas. Sobretudo do final do século XIX até o presente momento, uma série de grandes projetos foram elaborados para integrar a região e explorar suas riquezas minerais, bem como sua biodiversidade, para gerar lucros ao grande capital. Como ficam as populações humanas e não humanas da região ante um cenário de exploração de ouro, cobre, ferro, força hidrelétrica, água, terras e biodiversidade? O presente dossiê pretende convidar pesquisadores a apresentar artigos, resultantes de pesquisas, que possibilitem pensar os impactos da exploração econômica sobre a biodiversidade e a saúde na Amazônia, de forma a contribuir para o diálogo interdisciplinar, com consequências sobre a educação na e sobre a região amazônica.

Prazo: 10 de julho de 2017

Ano 10, Vol XIX, Número 2, Jul-Dez, 2017

Normas para colaboração

1.Os originais submetidos para publicação deverão ser digitados num processador de texto (Windows). Os autores deverão enviar os artigos exclusivamente por e-mail institucional da diretora da revista: suelyanm@ufam.edu.br. A extensão é livre, contudo, se possível, não ultrapassar as 28 páginas digitadas a 1,5 espaços em folhas A4, letra TIMES, 12 pt. Nestas 28 páginas incluem-se resumos, quadros, figuras, notas de rodapé e bibliografia. Os subtítulos dos artigos devem estar em negrito.

2.Para os endereços eletrônicos informados no item 1, deverão anexar-se dois arquivos separados onde constem os seguintes elementos: arquivo 1::título do artigo; nome e enquadramento institucional do(s) autor(es); endereço completo (incluindo telefone, fax e e-mail) do autor responsável por toda a correspondência relacionada com o manuscrito; arquivo 2: resumo em português, espanhol, francês ou inglês: título do artigo; resumo (com um máximo de 250 palavras); palavras-chave (no máximo de 6) e o corpo do artigo com introdução, desenvolvimento (sub títulos) , conclusão e referências.

3.Com exceção dos artigos escritos "a convite", todos os restantes trabalhos recebidos serão avaliados anonimamente por especialistas na área respectiva. Por tal motivo, a identificação dos autores não deverá constar em nenhum ponto do manuscrito. A primeira página de texto deverá iniciar-se com o título do artigo. O nome do (s) autor (es) deverá (ão) ser identificado (s) na mensagem de envio do texto, anexo 1 via e-mail.EX: Envio anexo o artigo original de minha autoria: Propriedades psicométricas da escala QEAM48 junto a estudantes universitários do Amazonas para avaliação pela Comissão Científica da Amazônica Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educação, conforme normas vigentes.- Maria Antonieta da Conceição Aparecida de Almeida - autora

4.Os quadros e figuras deverão ser sequencialmente ordenados em numeração arábica e devem ser referenciados através dessa numeração no texto do artigo, por exemplo: "...cf figura 10..." e não: "...na figura seguinte...". Não podem exceder as dimensões 11 x 17 cm, fonte 10, correspondentes à mancha de texto e devem ser enviados os arquivos do programa em que foram editados originalmente. Essa edição deve ser para impressão a preto e branco. Não utilizar notas de rodapé numeradas. Em caso de necessidade utilizar asterisco (*).

5.As referências bibliográficas serão integradas no texto de acordo com o sistema autor-data. Em caso de citações textuais, acrescentar-se-á o número da página.

6.Os artigos publicados são da exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. A Comissão de Redação reserva-se o direito de não publicar os originais a que a Comissão Científica não atribua nível adequado, ou que não obedeçam às normas da ABNT ou APA.

7.Os originais aceitos para publicação são propriedade editorial da Revista/EDUA. Qualquer reprodução integral ou parcial dos mesmos apenas pode ser efetuada após autorização escrita da Comissão de Redação/EDUA.

8.Os autores receberão gratuitamente uma revista.

9.Fica entendido que os trabalhos aceitos estarão sujeitos à revisão editorial. Qualquer modificação substancial no texto será submetida aos autores

Para esclarecer dúvidas os autores deverão consultar as normas de publicação da ABNT ou APA, última versão. Datas limite para recebimento de trabalhos: I semestre 31 de março - II semestre 30 de setembro. Resposta de 70 a 90 dias após o recebimento.


Endereço para correspondência: Comissão de Redação da Revista EDUCAMAZÔNIA

Grupo de Investigação Sobre Relação Educativa e Aprendizagem – UFAM/CNPq

Rua 29 de agosto, 786 – Centro – CEP 69800 -000 –- Humaitá – Amazonas – Brasil

Telefone/fax: ( 97) 3373 1180 – Diretora da Revista

E-mail: suelyanm@ufam.edu.br

]]>
secretaria@anpuh.org (ANPUH NACIONAL) Chamadas de Artigos Mon, 10 Jul 2017 00:00:00 -0300
REVISTA HISTÓRIA E DIVERSIDADE http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/4153-revista-historia-e-diversidade http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/4153-revista-historia-e-diversidade O Dossiê "Ensino d(e) História Indígena e Educação Escolar Indígena no Brasil" é voltado a estudos de Ensino d(e) História Indígena e Educação Escolar Indígena no Brasil, pretende apresentar reflexões sobre processos históricos de contatos culturais entre indígenas e não indígenas ao longo da História do Brasil. E, ao mesmo tempo, analisar o resultado do pós-contato através da escolarização indígena, na qual saberes tradicionais e os novos conhecimentos científicos e tecnológicos começaram a fazer parte do currículo acadêmico e escolar em aldeias indígenas, promovendo diálogos e práticas pedagógicas interculturais.

Proponentes: Prof.º Dr. Carlos Edinei de Oliveira - Professor do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT/Barra do Bugres. Atua na Pós-Graduação no Curso de Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória - UFRJ/UNEMAT

Prof.ª Dr.ª Joana Aparecida Fernandes Silva - Professora do Curso de Ciências Sociais(Antropologia) e Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal de Goiás - UFG.

Prof.ª Dr.ª Marli Auxiliadora de Almeida - Professora do Curso de Licenciatura em História e Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT/Cáceres e Barra do Bugres. Atua na Pós-Graduação no Curso de Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória - UFRJ/UNEMAT. Atua na Pós-Graduação em História e Antropologia Social - UFG.

Prazo final para envio dos artigos: 30 de junho de 2017]]>
secretaria@anpuh.org (ANPUH NACIONAL) Chamadas de Artigos Fri, 30 Jun 2017 00:00:00 -0300
REVISTA M. ESTUDOS SOBRE A MORTE, OS MORTOS E O MORRER http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/4048-revista-m-estudos-sobre-a-morte-os-mortos-e-o-morrer http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/4048-revista-m-estudos-sobre-a-morte-os-mortos-e-o-morrer A "Revista M. Estudos sobre a morte, os mortos e o morrer" está com chamada aberta para os seus dois próximos dossiês:

DOSSIÊ Nº 4: Vol. 2: nº 4, jul.-dez., 2017 | Tema: AS CELEBRAÇÕES DA MORTE NA ANTIGUIDADE
Este dossiê tem como objetivo compreender as representações da morte e suas relações com as celebrações da morte nas narrativas literárias, filosóficas e históricas, em diálogo com os vestígios materiais, investigando o impacto da morte nas sociedades da Antiguidade.
ORGANIZAÇÃO: Pedro Paulo A. Funari (Unicamp), Luciane Munhoz de Omena (UFG) e Darío N. Sánchez Vendramini (Universidades Nacionais de Córdoba e de La Rioja). PRAZO PARA ENVIO DE ARTIGOS: 30 de maio de 2017. Ver chamada completa em: http://www.revistam-unirio.com.br/chamadas/chamada-para-o-dossie-4/

DOSSIÊ Nº 5: Vol. 3: nº 1, jan.-jun., 2018 | Tema: MORTE, REGIMES POLÍTICOS E VIOLÊNCIA
O objetivo deste dossiê é reunir artigos provenientes das ciências sociais e humanas que analisem as relações entre morte, regimes políticos e violência em diferentes países do mundo, a partir de diversificados enfoques teóricos, metodológicos e/ou conceituais. A perspectiva de análise compreende os regimes políticos de exceção, as democracias formais, os processos de constituição de estados nacionais em curso no século XIX ou seus desmembramentos nos séculos XX ou XXI.
ORGANIZAÇÃO: Sandra GAYOL (Universidad Nacional de General Sarmiento -UNGS), Gabriel KESSLER (Universidad Nacional de La Plata). PRAZO PARA ENVIO DE ARTIGOS: 30 de dezembro de 2017. Ver chamada completa em: http://www.revistam-unirio.com.br/chamadas/chamada-para-o-dossie-no-5-morte-regimes-politicos-e-violencia/

CONFIRA AS NORMAS DE PUBLICAÇÃO EM: http://www.revistam-unirio.com.br/normas-de-publicacao/
VERIFIQUE AS DIRETRIZES PARA AUTORES EM: http://www.revistam-unirio.com.br/diretrizes/

Site: http://www.revistam-unirio.com.br/
E-mail: revistam.unirio@gmail.com]]>
secretaria@anpuh.org (ANPUH NACIONAL) Chamadas de Artigos Fri, 17 Mar 2017 10:32:23 -0300
CIVITAS - REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/4002-civitas-revista-de-ciencias-sociais http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/4002-civitas-revista-de-ciencias-sociais

Divulgamos os prazos para os próximos temas da Revista Civitas, que também aceita artigos avulsos em fluxo contínuo:

Tema: Teorías y prácticas en torno a la diversidad cultural en América Latina
Organizadores/Guest editors: Felipe Arocena e Emil A. Sobottka
Submissão/Submissions: 03/2017

Tema: Sociologia e Fenomenologia
Organizadores/Guest editors: Jochen Dreher e Hermílio Santos
Submissão/Submissions: 05/2017

Tema: Gênero e sexualidade: entre a explosão do pluralismo e os embates da normalização
Organizadores/Guest editors: Daniel Borillo, Fernando Seffner e Fernanda Bittencourt Ribeiro
Submissão/Submissions: 04/2017 - 08/2017

Para enviar sua contribuição e/ou obter mais informações acerca do processo editorial, basta clicar aqui.

]]>
secretaria@anpuh.org (ANPUH NACIONAL) Chamadas de Artigos Tue, 07 Feb 2017 12:56:05 -0200
REVISTA HISTÓRIA UNICAP http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/3990-revista-historia-unicap http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/3990-revista-historia-unicap O Conselho Editorial da História Unicap comunica que está aberta a chamada de artigos para três dossiês:

1) "Ensino de História, Patrimônio e Memória" (V. 4, Nº 7, Jan./Jun. 2017), coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo de Aguiar Pacheco (UFRPE)
O dossiê Temático "Ensino de História, Patrimônio e Memória" propõe reunir artigos que apresentem as reflexões teóricas e analíticas de experiências educativas concretas que tomem algum objeto da cultura material ou imaterial como estratégia para promover a percepção da dimensão temporal e ou eventos históricos. Interessados deverão submeter os artigos até o dia 30 de abril de 2017.

2) "História Urbana Contemporânea" (V. 4, Nº 8, Jul./Dez. 2017), coordenado pelo Prof. Dr. Luís Manuel Domingues (UNICAP/UFRPE) e pela Profª. Drª. Maria Rita Ivo de Melo Machado (UFRPE).
O dossiê propõe reunir artigos versando sobre os paradigmas, campos de investigação e linhas de pesquisa da História Urbana Contemporânea, bem como sobre as seguintes temáticas: gênese da constituição do espaço urbano na história contemporânea; cidade e modernidade na formação e desenvolvimento da sociedade e economia capitalista; a cidade no capitalismo: a formação e o desenvolvimento da grande cidade, da metrópole moderna e da megametrópole; a constituição do espaço intra-urbano contemporâneo, fundamentados em estudo de casos da História Urbana Contemporânea. Os artigos devem ser enviados até o dia 30 de setembro de 2017.

3) - "Infâncias, adolescências e juventudes no mundo ibero-americano" (V. 5, Nº 9, Jan./jun. 2018), coordenado pelo Prof. Dr. José Carlos da Silva Cardozo (FURG) e pelo Prof. Dr. Humberto da Silva Miranda (UFRPE).
A infância, adolescência e a juventude são objetos de estudos consolidados nos mais diversos campos de investigação das Ciências Humanas. Contudo, poucos são os espaços acadêmicos abertos para a realização de diálogos interdisciplinares, inter-regionais e transnacionais. Com isto em tela, o presente dossiê temático busca reunir trabalhos sobre as Infâncias, Adolescências e Juventudes nas Américas, em Portugal e Espanha, privilegiando temas como: assistência, direitos, governabilidade, políticas públicas, família, adoção, apadrinhamento afetivo, violência, trabalho, educação, saúde, sociabilidade e análises teóricas e metodológicas. Os artigos devem ser enviados até o dia 30 de abril de 2018.

Também aceitamos artigos em fluxo contínuo para nossas edições, sobre diferentes temáticas no campo da história e áreas afins.

As submissões serão realizadas através do sistema eletrônico da revista, e devem seguir as normas de publicação dispostos no campo "diretrizes para os autores e condições para submissão".

A revista História Unicap está disponível neste link.]]>
secretaria@anpuh.org (ANPUH NACIONAL) Chamadas de Artigos Thu, 02 Feb 2017 09:33:39 -0200
REVISTA ELETRÔNICA DA ANPHLAC http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/3988-revista-eletronica-da-anphlac http://site.anpuh.org/index.php/chamada-artigo/item/3988-revista-eletronica-da-anphlac

Dossiê: O México no século XX e o centenário da constituição de 1917
Coordenadores: Carlos Alberto Sampaio Barbosa (Unesp Assis) e Natally Vieira Dias (UEM)
Data limite de entrega: 31 de julho de 2017

No final de janeiro de 1917, às vésperas da Revolução Russa, era aprovada a nova Constituição mexicana, resultado de uma luta revolucionária de quase uma década. Pode-se afirmar que essa legislação foi uma das mais avançadas da sua época, afiançando direitos trabalhistas e sociais que faziam frente às demandas de trabalhadores rurais e urbanos que participaram amplamente do enorme movimento de massas que entrou para a história como Revolução Mexicana. A Constituição de 1917 marcou aquele país em aspectos políticos, sociais, culturais e lançou as bases do que foi o México no século XX.

Em 2017 completa-se o centenário dessa constituição, que embora tenha sofrido transformações, ainda é vigente. A revista eletrônica da Anphlac convida investigadores a enviarem artigos que tenham por tema o México e suas transformações ao longo do século XXe inícios do XXI. Os textos podem ter abordagens nacionais, transnacionais ou comparativas.

A revista também aceita a submissão de Artigos Livres, Traduções, Resenhas Críticas e Entrevistas.

Para submeter artigos à avaliação, o autor deverá se cadastrar no site da Revista Eletrônica da ANPHLAC. As normas para a adequação do texto às exigências da revista se encontram nas Diretrizes para Autores.


* * *

En fines de enero de 1917, a las vísperas de la Revolución Rusa, era aprobada la nueva Constitución mexicana, fruto de la lucha revolucionaria de casi una década. Se puede afirmar que esa legislación fue una de las más avanzadas de su época, afianzando derechos laborales y sociales que respondían a las demandas de trabajadores rurales y urbanos que participaron ampliamente del gran movimiento de masas que pasó a la historia bajo el nombre de Revolución Mexicana. La Constitución de 1917 marcó los aspectos políticos, sociales, culturales de aquel país y echó las bases de lo que ha sido el México en el siglo XX.

En 2017 se cumple el centenario de esa constitución que, aunque haya sufrido cambios, todavía es vigente. La revista electrónica de la Anphlac invita investigadores a enviaren artículos que tengan por tema el México y sus transformaciones a lo largo del siglo XXe inicios del XXI. Los textos pueden traer abordajes nacionales, transnacionales o comparativas.

La revista acepta también la sumisión de Artículos Libres, Traducciones, Reseñas Críticas y Entrevistas.

Para someter un artículo a la evaluación, el autor deberá registrarse en el sitio web de la Revista Eletrônica da ANPHLAC. Las normas para adecuación del texto a las exigencias de la revista se encuentran en Diretrizes para Autores.

]]>
secretaria@anpuh.org (ANPUH NACIONAL) Chamadas de Artigos Thu, 02 Feb 2017 09:13:19 -0200